Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas da UFSM promove a restauração ecológica em eventos no Rio Grande do Sul

Equipe NEPRADE em oficina de estratégias de restauração durante o mês do meio ambiente, em Alegrete

No mês de junho, em celebração à Semana do Meio Ambiente, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas (NEPRADE – UFSM) teve a oportunidade de disseminar conhecimentos sobre restauração ecológica em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

No dia 13 de junho, ocorreu o 4° Seminário de Meio Ambiente no município de Restinga Seca/RS, onde os membros do NEPRADE, Fabiane Granzotto e Bruno Collares, ministraram a palestra intitulada “Bioma Pampa: conservação aliada à produção sustentável”. Durante a apresentação, foram abordados tópicos relacionados à restauração e conservação do Pampa, bem como a importância do manejo sustentável na atividade pecuária.

No dia seguinte, em 14 de junho, foi realizada a VII Jornada Integrada de Pesquisa, Ensino e Extensão e IV Simpósio de Pós-Graduação do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. Neste evento, as integrantes do NEPRADE, Betina Camargo, Emily de Aguiar e Gabrielle Rico, conduziram a oficina “Estratégias de restauração para o bioma Pampa”. A oficina envolveu uma apresentação sobre as principais estratégias de restauração de ecossistemas no bioma Pampa, seguida de uma atividade prática na qual os participantes tiveram a oportunidade de realizar o plantio de mudas de espécies nativas em núcleos.

No mesmo dia, de forma virtual, ocorreu o III Ciclo de Debates Socioambientais – Que Pampa é este que eu percebo agora?, promovido pelo grupo PET Gestão Ambiental do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre/RS. O debate teve como tema a restauração e conservação. Nessa ocasião, Guilherme Fockink, membro do NEPRADE, ministrou a palestra “Iniciativas de restauração de ecossistemas no bioma Pampa”, abordando um panorama geral das principais iniciativas e desafios da restauração ecológica no Pampa.

O NEPRADE expressa seu agradecimento à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Restinga Seca/RS, ao IFFar – Campus Alegrete/RS e ao Grupo PET Gestão Ambiental do IFRS – Campus Porto Alegre/RS pelos convites e oportunidades de divulgação da restauração ecológica e dos projetos do NEPRADE junto à sociedade. Esses eventos proporcionaram um importante espaço para compartilhar conhecimentos e promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e da recuperação de áreas degradadas no Rio Grande do Sul. O trabalho do NEPRADE tem contribuído significativamente para a conservação e sustentabilidade dos ecossistemas do bioma Pampa.