Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Terceira edição do Campeonato Soybean Money Maker promove avanços na sustentabilidade das lavouras de soja e resulta em e-book



A 3ª Edição do Campeonato Soybean Money Maker, coordenada pela Equipe FieldCrops da UFSM, chegou ao fim com resultados promissores. O campeonato, que contou com a participação de mais de 100 produtores de 13 estados do Brasil, teve como principal objetivo identificar práticas de manejo sustentáveis que permitam aos produtores maximizar o retorno ao investimento e a eficiência produtiva das lavouras de soja, com mínimo impacto ambiental na safra 2022/2023.

A competição, realizada ao longo de meses, despertou o interesse de produtores de todas as regiões do país, ávidos por aprimorar suas técnicas agrícolas e tornar suas plantações de soja mais sustentáveis. Com foco em indicadores de sustentabilidade, os participantes enfrentaram desafios que demandavam inovação, criatividade e a aplicação de práticas ecologicamente responsáveis.

Ao longo do campeonato, os produtores foram estimulados a adotar técnicas de manejo que reduzissem o impacto ambiental e promovessem a conservação dos recursos naturais, como o uso adequado de fertilizantes e agroquímicos, a adoção de sistemas de rotação de culturas e o manejo integrado de pragas e doenças. Além disso, foram incentivados a empregar tecnologias modernas e sustentáveis, como o monitoramento do solo e o uso de máquinas e equipamentos com menor pegada de carbono.

Os resultados alcançados impressionaram a equipe de avaliação, composta por especialistas em agricultura, sustentabilidade e meio ambiente. Diversos produtores conseguiram aumentar significativamente a produtividade de suas lavouras, ao mesmo tempo em que reduziam a quantidade de insumos aplicados e minimizavam os efeitos adversos sobre o ecossistema. Esses avanços reforçam o potencial da agricultura sustentável como uma solução viável para garantir a segurança alimentar global e a proteção do meio ambiente.

A iniciativa da UFSM em promover o Campeonato Soybean Money Maker é vista como um exemplo inspirador para outras instituições de ensino e produtores em todo o Brasil, incentivando a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis e o aprimoramento contínuo das técnicas de manejo utilizadas nas lavouras de soja.

Com o sucesso desta terceira edição, a expectativa é que o Campeonato Soybean Money Maker se torne uma oportunidade permanente de aprendizado e compartilhamento de conhecimentos que contribuam para uma agricultura cada vez mais eficiente e amigável ao meio ambiente.

Os resultados do campeonato você pode conferir atráves do e-book Campeonato Soybean Money Maker 3ª Edição – A REVOLUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA LAVOURA DE SOJA NO BRASIL, basta clicar aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-8562

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes