Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudante do Gepaces realiza estágio de Agronomia na Viveiros Biotecnia, em Farroupilha



Ana Luiza Marques, integrante do Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos da UFSM (GEPACES), realizou com sucesso o estágio final curricular do curso de Agronomia na empresa Viveiros Biotecnia, também conhecida como Viveiro Silvestrin, localizada na pitoresca região da Serra Gaúcha.

Durante três meses, Ana Luiza teve a oportunidade de mergulhar profundamente nas atividades práticas relacionadas à produção agrícola, acompanhando de perto as operações em diversas áreas da empresa. Suas atividades envolveram o acompanhamento das operações no pomar de kiwi, a observação das técnicas empregadas no viveiro de produção de mudas, a manutenção do jardim clonal e a participação no laboratório de micropropagação, onde ocorre a multiplicação in vitro de plantas de kiwi.

Uma das experiências marcantes deste estágio foi a oportunidade de vivenciar o trabalho no campo, incluindo a colheita do kiwi e a coleta de amostras de solo no pomar. Além disso, Ana Luiza participou ativamente da instalação de diversos ensaios experimentais no viveiro e no laboratório, ampliando seu conhecimento em técnicas de pesquisa e experimentação agrícola.

A participação no processo de manutenção das mudas no viveiro permitiu a Ana Luiza adquirir habilidades práticas essenciais para a produção de mudas saudáveis e vigorosas. Além disso, ela teve a oportunidade de conhecer de perto e aplicar técnicas avançadas de micropropagação vegetal, uma área crucial da agricultura moderna.

O estágio também proporcionou a Ana Luiza a aplicação prática de conhecimentos relacionados à adubação de frutíferas, contribuindo para seu desenvolvimento profissional e aprimorando sua compreensão das práticas agrícolas sustentáveis.

Este estágio bem-sucedido é um exemplo notável de colaboração entre uma instituição pública de ensino superior e uma empresa privada, demonstrando o compromisso de ambas as partes com a formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho. A parceria entre o GEPACES e a Viveiros Biotecnia é um testemunho do valor da experiência prática na formação acadêmica de futuros agrônomos e profissionais da agricultura. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-8956

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes