Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadores do GEPACES e Epagri realizam escaneamento radicular em Santa Catarina para aprimorar recomendações de adubação



No mês de agosto, dia 23, pesquisadores do Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos (GEPACES) estiveram em Santa Catarina em uma colaboração contínua com a Epagri, onde conduziram um estudo para aprimorar as práticas de adubação na agricultura. A equipe se concentrou na técnica do minirhizotron para observar e avaliar o crescimento radicular de diversas culturas, incluindo pêssegos, caquis, maçãs e azevém.

O escaneamento radicular é uma ferramenta importante para compreender como diferentes culturas respondem a diferentes doses de fertilizantes, permitindo o desenvolvimento de recomendações de adubação mais precisas e eficazes. Esta técnica oferece uma visão mais precisa do sistema radicular das plantas, o que é fundamental para melhorar a eficiência agrícola e a sustentabilidade.

A parceria entre a Epagri e o GEPACES é uma colaboração de longa data, coordenada pelos pesquisadores Leandro Hahn e Marlise Nara Ciotta. Esta parceria tem se mostrado essencial para o progresso da agricultura em Santa Catarina, contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento de práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis na região.

O trabalho dos pesquisadores do GEPACES e da Epagri está alinhado com os esforços contínuos para promover a agricultura de precisão e garantir a segurança alimentar e o manejo sustentável dos recursos naturais. Os resultados desta pesquisa têm o potencial de beneficiar agricultores, produtores e consumidores, ao otimizar a produção de culturas importantes na região de Santa Catarina e em outras regiões.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-8989

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes