Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Visita técnica da Silvicultura Geral à Ervateira Valério e Viveiro Citron fortalece parcerias locais

Na última semana, a equipe da disciplina de Silvicultura Geral realizou uma visita técnica à Ervateira Valério, uma das empresas líderes na produção de erva-mate de alta qualidade na região. A visita proporcionou aos alunos uma experiência prática valiosa, enriquecendo seus conhecimentos sobre o cultivo e produção da erva-mate, tão essencial para a cultura local e nacional.

O grupo também teve a oportunidade de conhecer o Viveiro Citron, do produtor Marcelo, especializado na produção sombreada de mudas de plantas nativas, que é fornecedor de matéria-prima para a erva-mate padrão nativa. A troca de conhecimentos durante essas visitas fortaleceu os laços entre a universidade e as empresas locais, promovendo uma colaboração eficaz entre a academia e o setor produtivo.

A professora Maristela Araújo, coordenadora do Laboratório de Silvicultura e Viveiro Florestal da UFSM e professora da disciplina, expressou sua gratidão pelo apoio recebido do secretário de Agricultura de Ilópolis, Jurandir Marques. O apoio do secretário tem sido fundamental para o crescimento contínuo do setor ervateiro na região, tornando-se um grande amigo e apoiador da UFSM.

A visita técnica contou com a presença dos alunos da UFSM, cujo interesse e dedicação às informações sobre o cultivo e produção da erva-mate são dignos de elogios. A professora Maristela não poupou elogios aos alunos, destacando sua educação exemplar e entusiasmo pelo aprendizado.

A equipe da UFSM também expressou sua gratidão ao motorista Anselmo “Toko”, cuja condução segura tornou a visita possível, proporcionando aos alunos uma experiência educacional inesquecível. Além disso, a presença de Alexsandra Quevedo, representante da defesa fitossanitária no grupo, enriqueceu as discussões e contribuiu para uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelo setor.

Essa visita técnica não apenas enriqueceu o conhecimento dos alunos, mas também fortaleceu as parcerias locais, promovendo o desenvolvimento sustentável da indústria ervateira em Ilópolis e região. A colaboração contínua entre a academia e o setor produtivo é essencial para o crescimento econômico e a preservação das tradições locais.