Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Workshop “Manhã de Vinhos” promove análises sensoriais e físico-químicas em parceria com a UNIPAMPA



No dia 29 de setembro, entusiastas e estudiosos do mundo dos vinhos reuniram-se no Workshop “Manhã de Vinhos”, um evento promovido pelo Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos (GEPACES – UFSM) em parceria com a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O workshop, que ocorreu na Sala de Inovação do PPG em Ciência do Solo (UFSM), contou com a participação especial dos professores Rafael Schumacher e Raul Girardello, especialistas da UNIPAMPA.

Durante o evento, os professores Schumacher e Girardello apresentaram os resultados detalhados das análises físico-químicas e sensoriais realizadas em vinhos produzidos a partir de uvas cultivadas com diferentes métodos de adubação. A apresentação proporcionou uma visão aprofundada das variações nas características dos vinhos, decorrentes das técnicas de manejo adotadas.

Uma parte crucial do workshop foi a sessão prática, na qual os participantes tiveram a oportunidade de realizar análises sensoriais dos vinhos apresentados. Durante essa atividade, foram exploradas as nuances de aroma, sabor e textura dos vinhos, permitindo aos presentes uma experiência sensorial enriquecedora.

Esse estudo inovador é resultado de uma colaboração frutífera entre o GEPACES e a UNIPAMPA, destacando a importância da parceria entre instituições acadêmicas e grupos de pesquisa na promoção do conhecimento científico e na expansão das fronteiras do entendimento sobre a produção vinícola.

O GEPACES expressa sua gratidão aos professores Rafael Schumacher e Raul Girardello pela sua valiosa contribuição ao evento e pela disponibilidade em compartilhar seus conhecimentos. O workshop “Manhã de Vinhos” não apenas enriqueceu o conhecimento dos participantes, mas também fortaleceu os laços entre instituições educacionais e a comunidade interessada no fascinante mundo dos vinhos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-9279

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes