Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

GEPACES promove “Manhã de campo na Vinícola Salton” em Santana do Livramento

No mês de outubro ocorreu a “Manhã de campo na Vinícola Salton” em Santana do Livramento (RS), organizada pelo GEPACES – Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos da UFSM.

O evento teve como objetivo divulgar resultados dos estudos que o Grupo desenvolve sobre a adubação para videiras na Campanha Gaúcha. Os estudos objetivam definir os melhores teores, doses e fontes de nutrientes para obtenção de elevadas produtividades, mas com manutenção da qualidade enológica do mosto e vinhos.

Outro estudo conduzido pelo Grupo avalia a variabilidade espacial dos teores de nutrientes no solo e folhas e classes de solo, pois impactam na producão e composição da uva. Níveis críticos de nutrientes no solo e folhas, em relação a produção e composição do vinho serão propostos no futuro. Ainda há o estudo que avalia o efeito da adubação sobre a atividade biológica do solo. Modelos de predição estão sendo propostos para predizer a atividade biológica em solos de vinhedos.

Em todos os estudos a vegetação do Bioma Pampa está sendo mantida no interior dos vinhedos. A fruticultura é uma das poucas atividades agrícolas que permite a manutenção de espécies nativas do Pampa. Isso é fundamental para a sustentabilidade. O evento contou com a participação de técnicos, produtores e alunos. Uma grande oportunidade para troca de conhecimentos e formação de networking. O GEPACES agradece pela participação e apoio da Salton, Mosaic, Sebrae e UNIPAMPA.