Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novo estudo revela potencial antioxidante da cultivar de amora BRS Xingu: pesquisa liderada por professora do CCR



Em um artigo publicado na renomada Revista Food Chemistry, com fator de impacto 8.8, pesquisadores do Grupo de Pesquisa de Compostos Bioativos e Tecnologias Alternativas em Produtos Vegetais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) apresentam descobertas promissoras sobre a cultivar de amora BRS Xingu.

Sob a orientação da Professora Milene Teixeira Barcia, a pesquisa, intitulada “Characterization of a new blackberry cultivar BRS Xingu: Chemical composition, phenolic compounds, and antioxidant capacity in vitro and in vivo,” foi conduzida por Débora Piovesan de Moraes.

Os resultados do estudo destacam a riqueza da composição química da BRS Xingu (amora-preta), evidenciando a presença significativa de compostos fenólicos e uma capacidade antioxidante notável tanto in vitro quanto in vivo. Essas descobertas sugerem que a amora BRS Xingu pode ter potenciais benefícios para a saúde humana, devido às propriedades antioxidantes identificadas.

O Grupo de Pesquisa expressa sua gratidão aos órgãos financiadores que tornaram esta pesquisa possível, incluindo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Além disso, a Embrapa Clima Temperado também foi reconhecida pela contribuição para o sucesso do projeto.

Para aqueles interessados em explorar mais a fundo os resultados e a metodologia do estudo, o artigo completo está disponível online clicando aqui. Esta pesquisa representa mais um passo importante no avanço do conhecimento sobre as propriedades nutricionais e funcionais de frutas, contribuindo para a promoção da saúde e o desenvolvimento de alimentos mais saudáveis e sustentáveis.

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-9464

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes