Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Equipe PhenoGlad encerra participação na 34ª Festa Nacional da Uva e Feira Agroindustrial em Caxias do Sul

Após uma marcante presença na 34ª Festa Nacional da Uva e Feira Agroindustrial, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, a equipe PhenoGlad se despede do evento com o orgulho de ter divulgado o maior projeto inclusivo de extensão da floricultura brasileira, o Projeto Flores para Todos. A Festa da Uva, que tem uma história de 92 anos, é a segunda maior feira do estado do Rio Grande do Sul.

A despedida foi marcada pela presença do gladíolo, flor símbolo do Projeto Flores para Todos. Durante o evento, os milhares de visitantes tiveram a oportunidade de presenciar a comparação do cultivo de gladíolos em estufa e a céu aberto. As imagens falam por si só: o gladíolo é uma flor destinada ao cultivo a céu aberto, como evidenciado pelo plantio simultâneo em ambos os ambientes. Essa abordagem de cultivo a céu aberto se estende a outras espécies de flores do projeto, desmistificando a ideia de que flores só podem ser cultivadas em estufas.

A equipe PhenoGlad aproveita para expressar sua gratidão à Emater RS-Ascar e à Prefeitura Municipal de Caxias do Sul pelo apoio concedido durante o evento.

O Projeto Flores para Todos, desde o seu início em 2018 até dezembro de 2023 (12ª fase), já alcançou 324 famílias rurais e 59 escolas do campo em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, percorrendo o país de Norte a Sul.

Na atual 12ª fase do projeto, os números são expressivos em diferentes regiões do Brasil:

• Girassol de corte: 4 produtores, 1 universidade, 1 centro de treinamento, 1 assentamento e 4 escolas em 9 municípios de quatro estados (Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Sul e Pernambuco).
  • Gladíolos: 6 produtores, 2 escolas do campo e 1 centro de treinamento em 8 municípios.
  • Statice: 22 produtores e 2 escolas em 21 municípios.
  • Ornithogalum: 1 produtor e uma universidade em 2 municípios.

A equipe PhenoGlad convida todos a acompanharem suas atividades e aguarda ansiosamente pelo reencontro na próxima edição da Festa Nacional da Uva.