Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Grupo de pesquisa Tecnologia de Lácteos Especiais da UFSM participa da Expoagro Afubra e expõe contribuições para os ODS da ONU

Na edição de 2024 da Expoagro Afubra, ocorrida semana passada em Rio Pardo (RS), que se caracteriza por ser um evento de destaque que reúne as mais recentes inovações e tendências do setor agrícola, os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da UFSM deixaram sua marca com contribuições notáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Da esquerda para a direita: Matheus A.P. Pedroso, Larissa S. Nunes e Greici C. Uliana.

Greici C. Uliana, Larissa S. Nunes e Matheus A.P. Pedroso, sob a orientação da professora Neila Richards, líder do grupo de pesquisa “Tecnologia de Lácteos Especiais” do CNPq, apresentaram projetos que demonstram como a inovação pode ser aplicada para atender aos objetivos globais. O queijo desenvolvido pela pesquisa e a geleia com o claim de aproveitamento integral de alimentos não apenas prometem encantar os paladares, mas também refletem um compromisso profundo com a redução do desperdício alimentar (ODS 12), promovendo práticas de produção mais sustentáveis.

Além disso, a distribuição de folders sobre os conceitos de Boas Práticas de Manipulação em Alimentos (BPM) vai além da promoção da segurança alimentar, contribuindo diretamente para o ODS 3, ao garantir alimentos mais seguros e saudáveis para a população. Essa ação educativa reflete a importância da informação e da conscientização na promoção da saúde e do bem-estar.

Essas ações fazem parte do projeto Geoprodotto e do Programa Prodotti Alimentari, ambos coordenados pela professora Neila, que visam não apenas o desenvolvimento de produtos alimentares inovadores, mas também a implementação de práticas sustentáveis na cadeia produtiva. Essa abordagem está diretamente alinhada ao ODS 2, ao buscar soluções que promovam a agricultura sustentável e combatam a fome através de métodos de produção que respeitam o meio ambiente e garantem a segurança alimentar.

A participação dos estudantes do PPGCTA na EXPOAGRO 2024 exemplifica a contribuição vital da academia para os desafios globais, demonstrando que é possível integrar qualidade, inovação e responsabilidade ambiental. Por meio da pesquisa, inovação e extensão, o grupo que representou a Ciência e Tecnologia dos Alimentos na Expoagro Afubra não apenas atende às demandas do consumidor moderno por produtos de alta qualidade e sustentáveis, mas também contribui significativamente para os esforços globais de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo um futuro mais saudável e sustentável para todos.