Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Promotor de Justiça de Faxinal do Soturno acompanha iniciativa de extensão para capacitação em manipulação de alimentos



Da esquerda para a direita: professora Neila, Dr. Cláudio e acad. Greici

Em uma ação que destaca a importância da colaboração entre o Ministério Público e a academia para o desenvolvimento comunitário e a promoção da saúde pública, o Dr. Cláudio Estivallet Junior, Promotor de Justiça de Faxinal do Soturno, comprometeu-se a acompanhar as atividades do Programa de Extensão Prodotti Alimentari.

Este programa, coordenado pela professora Neila Richards, do Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UFSM, tem como objetivo capacitar manipuladores de alimentos na região da Quarta Colônia, abarcando nove municípios, enfatizando a importância da correta manipulação de alimentos para a saúde pública.

Durante uma audiência realizada no dia 15 de março, a professora Neila apresentou ao Promotor de Justiça as diretrizes e ações planejadas para o programa. A iniciativa visa não apenas melhorar as práticas de manipulação de alimentos entre os profissionais da região mas também contribuir significativamente para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3), que se concentra em garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas em todas as idades.

O acompanhamento do Ministério Público demonstrará que o conhecimento acadêmico e a autoridade legal se unem para enfrentar desafios de saúde pública e educação comunitária. A presença do Promotor de Justiça às ações do programa reforçam a importância da observância legal nas práticas de manipulação de alimentos, além de promover uma maior conscientização sobre os padrões de saúde e segurança alimentar.

A estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da UFSM, Greici C. Uliana, também está envolvida no projeto, representando o engajamento estudantil e a aplicação prática do conhecimento acadêmico em projetos de extensão que beneficiam a comunidade.

A iniciativa Prodotti Alimentari destaca-se como um exemplo de como a educação e a capacitação podem ser ferramentas poderosas na promoção da saúde pública e no desenvolvimento sustentável. Através da cooperação entre diferentes setores da sociedade, é possível criar ambientes mais saudáveis e seguros, contribuindo para o bem-estar de toda a população.

Cumpre salientar que Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça de Faxinal do Soturno e Restinga Seca, desenvolve 25 Projetos Regionais Digitais os quais visam alcançar a efetivação de direitos coletivos do cidadão, mediante ações desenvolvidas diretamente com a comunidade. Dentre eles, destaca-se o Projeto nº 6: MP ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E LEGAL: SEGURANÇA ALIMENTAR E REGULARIZAÇÃO DOS PRODUTORES COLONIAIS, o qual irá acompanhar a iniciativa supradescrita da UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-9814

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes