Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Solidariedade em ação: estudantes e pesquisadores do CCR produzem alimentos para serem doados

Em um gesto exemplar de solidariedade e compromisso social, estudantes das disciplinas de graduação TCA 1120 e TCA 1048, juntamente com mestrandos e doutorandos do grupo de pesquisa do CNPq “Tecnologia de Lácteos Especiais”, todos coordenados pela professora Neila Richards, uniram esforços para produzir uma variedade de alimentos essenciais: 46 kg de doce de leite, 30 litros de iogurte de morango, 17 litros de bebida láctea achocolatada e 4,5 kg de requeijão.

Essa iniciativa da professora Neila do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSM, realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Rodrigo Mena Barreto) e o SIM (Lidiane V. Machado), teve como objetivo principal oferecer suporte alimentar para pessoas desabrigadas e em situação de vulnerabilidade social. Em um evento marcante na quarta-feira (22), os produtos foram apresentados em um café com o prefeito Jorge Pozzobom e Rodrigo Decimo, que expressaram profunda gratidão aos voluntários pelo seu compromisso contínuo em cuidar daqueles que mais necessitam.

Um aspecto notável dessa ação foi o engajamento da comunidade local e de diversos parceiros. As matérias-primas foram gentilmente doadas pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, pelos próprios estudantes envolvidos na ação, pela Direção do CCR, representada pelo professor Alessandro Dal´Col Lucio, e as embalagens foram fornecidas generosamente pelo empresário Jeremias Sortica da Centroplast Indústria de Embalagens Plásticas.

A produção desses alimentos utilizou o espaço do setor de leite do Colégio Politécnico, onde a professora Neila Richards tem uma parceria com a professora do Politécnico, Magda Monego. Além de contribuir para suprir necessidades básicas, esse projeto proporcionou um ambiente de aprendizado prático para os estudantes envolvidos, que puderam aplicar seus conhecimentos acadêmicos em uma causa significativa.

Mais do que uma simples doação de alimentos, essa ação representa um momento de troca e enriquecimento mútuo. Foi uma oportunidade ímpar de repassar conhecimentos, cultivar valores de solidariedade e empatia, e formar cidadãos conscientes e comprometidos com o bem-estar da comunidade. Que esse exemplo inspire outras ações similares e que continuemos a fortalecer os laços de solidariedade em nossa comunidade.

Se você deseja contribuir com as ações desenvolvidas por este grupo de voluntários a Chave PIX é o celular: (55) 99167-2799 (beneficiário aparecerá como “Cespol”).