Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe FieldCrops da UFSM lidera mais de 200 Dias de Campo no Brasil, Paraguai e Argentina



No âmbito dos projetos Soybean Money Maker e Rice Money Maker,  a Equipe FieldCrops da UFSM liderou mais de 200 dias de campo em lavouras de soja e arroz de 15 estados no Brasil, 3 departamentos do Paraguai, 3 departamentos da Argentina durante a safra 2024/2025, atingindo um público superior a 1300 produtores, consultores e empresas.

O professor Alencar Junior Zanon, do Departamento de Fitotecnia do CCR e coordenador da Equipe FieldCrops, comenta que jamais imaginou que seria possível fazer a extensão do conhecimento gerado na UFSM para tantos produtores.

“Atualmente contamos com uma Equipe muito sólida. Somos 25 alunos de graduação e 20 alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado nos programas de Pós-Graduação em Agronomia e em Engenharia Agrícola, junto com professores da UFSM e colaboradores de outras instituições do Brasil como UFMA, ESALQ, UTFPR, UFPR, UNESP, UFJ, UNIRP, UNIR, IFPR, UNIARP e UNER”, ressalta ainda “É como a engrenagem de uma locomotiva, em que todas as peças são primordiais para atingir o objetivo”.

O professor Nereu Augusto Streck, também coordenador da Equipe FieldCrops, comenta: “Nosso foco com os dias de campo é levar informações ao produtor rural na lavoura dele. Desta forma, levando a Universidade e todo o conhecimento acadêmico para realidade dos produtores da América latina, visando a intensificação sustentável do sistema produtivo”.

O professor Alencar declara que os dados gerados nas lavouras dos produtores são analisados e formam parte de trabalhos de conclusão de curso (TCC), Dissertações e Teses e logo são utilizados para continuar levando informações ao produtor. “Um exemplo é os dados do Soybean Money Maker nessa safra, eles se somarão aos dados de safras passadas e formarão parte da 3ª edição do livro de Ecofisiologia da Soja: Visando altas produtividades, que será lançado no mês de julho e servirá de manual para o produtor conciliar aumento da produtividade e redução do impacto ambiental”. 

Acompanhe a equipe FieldCrops pelo Instagram clicando aqui. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-11606

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes