Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Alunos da FACOS Agência desenvolvem nova campanha para o Descubra UFSM

No último dia 23 de junho, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Permanência de Vestibular (Coperves) realizaram o lançamento da campanha da 3ª edição do Descubra UFSM – esse que é o tradicional evento da UFSM em que os cursos de graduação podem se apresentar aos estudantes do Ensino Médio, tanto os de Santa Maria quanto os de fora.

Sob o slogan “O todo que é seu”, a campanha busca ilustrar as complexidades inerentes à vida do estudante, tanto as que eclodem em seu interior quanto as que pertencem à realidade a sua volta. Quem chegou a esse tema foi a equipe de alunos da FACOS Agência, a agência experimental vinculada ao curso de Publicidade e Propaganda da UFSM, que conta com a coordenação dos professores Janderle Rabaiolli e Juliana Petermann.

Com o intuito de descobrir se as abordagens adotadas pelas campanhas do Descubra UFSM nos últimos dois anos vinham sendo efetivas, os alunos desenvolveram uma pesquisa através de um grupo focal com seis estudantes do ensino médio – todos postulantes a uma vaga da Universidade – em que buscavam traçar um perfil atual do pré-universitário. O resultado surpreendeu os acadêmicos: os questionamentos feitos pelos estudantes sobre o que queriam para si e sobre aquilo que veem ao seu redor (incluindo questionamentos sobre a própria publicidade) impressionaram, num primeiro momento, e na sequência deflagraram uma responsabilidade muito maior para equipe que produziria a campanha.

Assim, os alunos passaram a desenvolver um conceito que abarcasse a complexidade e a diversidade que é a constituição de cada um e também daquilo que está ao redor de cada um. Para isso, utilizaram imagens projetadas sobre modelos que remetessem a cada uma das intenções.

Os alunos que desenvolveram a nova campanha foram: Camila Missio, Carolina Mulero, Elena Dias, Nathan Costa, Mari Luana, Raphael Costa e Pedro Oliveira.

Como o Descubra UFSM ocorre somente nos dias 15, 16 e 17 de setembro, muitos dos produtos da campanha ainda estão sendo produzidos, mas o teaser e o selo você já pode conferir abaixo: