Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Membro do Time Enactus UFSM foi selecionado para o Programa Jovens Talentos

O Time Enactus UFSM está atuando em diversas ações neste primeiro semestre de 2024. O grupo participa da primeira edição do Desafio Universitário inpEV, organizado pela Enactus Brasil, concorrendo a prêmios a serem revertidos para os projetos locais. Outra iniciativa é o Programa Jovens Talentos, em que um dos membros do Time da UFSM foi selecionado para participar da formação.

Programa Jovens Talentos
O programa, promovido pela organização Enactus Brasil, busca impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes por meio do autoconhecimento e competências. Conta com a organização da Cia de Talentos, consultoria de educação para carreira que atua na América Latina, e apoio da Fundação Wadhwai, uma organização sem fins lucrativos que tem como missão acelerar o desenvolvimento econômico em países emergentes por meio da criação de empregos. Times de todo Brasil inscreveram mais de 190 candidatos para participar do ‘Jovens Talentos’, e Charlys Eduardo Carricio Soares, membro do Time Enactus UFSM e estudante de administração, foi um dos 60 selecionados.

O processo seletivo do programa é organizado de forma semelhante ao de empresas fora do meio acadêmico, assim, introduz ao aluno processos que ele irá participar no mercado de trabalho. “Preenchi um formulário com perguntas sobre os desejos pessoais para o futuro, como o propósito de vida, desejo de atuação profissional, o Círculo de Ouro (por quê, como, o que) de vida, descrição pessoal, eram em torno de 40 perguntas que foram avaliadas pela Enactus. Também serviram para fazer o “match” de participante com o mentor.”, afirma Charlys. No programa os participantes são acompanhados por executivos de grandes empresas, Charlys recebe a primeira mentoria do executivo Leonardo Buosi, da KPMG Brasil, uma empresa internacional de firmas independentes que prestam serviços nas áreas de auditoria, impostos e consultoria.

A formação do programa é composta por encontros mensais (masterclass) abordando diferentes temas, “até o momento, tivemos a masterclass de março, com o tema de Autoconhecimento, falando sobre diferentes tipos de personalidade, propósito de vida, análise pessoal”, ministrado por Edson Matsuoka, vice-presidente da Enactus Brasil, que já passou por empresas como Morgan Stanley, Barclays e Bank of America.

Segundo o aluno, a participação no programa irá contribuir também para o Time Enactus UFSM, uma vez que trará os conhecimentos aprendidos nas masterclass e mentoria para aplicar nas atividades que o time realiza localmente. Além de enriquecer sua formação acadêmica, para Charlys a oportunidade também envolve o crescimento pessoal, “contribui com os temas de autoconhecimento e habilidades interpessoais abordados nos encontros.” O programa também disponibiliza acesso a cursos da Fundação Wadhwani, que permite ao aluno realizar formações profissionais, além de permitir o contato com executivos que já estão no mercado de trabalho, “ter contato com uma perspectiva diferente na mentoria, de alguém que atua no mundo corporativo, e que pode me ajudar nos próximos passos da minha carreira.”, afirma Carricio.