Equipe da UFSM é contemplada em desafio do Instituto de Processamento de Embalagens Vazias

O grupo da UFSM vai receber uma bolsa auxílio de R$ 500,00 para o apoio no desenvolvimento das atividades

O Time Enactus UFSM foi um dos 20 contemplados no Desafio Universitário Inpev 2024, uma parceria entre a organização Enactus e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). O grupo vai receber uma bolsa auxílio de R$ 500,00 para o apoio no desenvolvimento das atividades, além de um acompanhamento especializado para a realização das ações.

O projeto do time da UFSM, denominado EnCirculo, envolve a formação dos universitários da UFSM e atividades educativas no ensino fundamental (comunidade do entorno da UFSM) alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No caso, esses objetivos são “4 – Educação de Qualidade” e “12 – Produção e Consumo Responsável”. Além disso, as atividades envolvem avaliação e construção de um relatório das práticas de gestão de resíduos na universidade.

Atualmente, o time está trabalhando no passo 4, conforme as fases que constam na imagem ao lado. Após a consolidação dos resultados e envio das evidências da execução das ações planejadas (passo 7), a UFSM poderá receber o reconhecimento de boas práticas em economia circular (passo 8) e, em seguida, premiações em dinheiro, caso fique classificada em 1º ou 2º lugar . De acordo com a professora conselheira, Debora Bobsin, se vencedor, o time da UFSM pretende utilizar o valor em dinheiro para incrementar os projetos já realizados, como o da escola Augusto Ruschi, que em 2023 envolveu oficinas e materiais educativos acerca de educação ambiental e separação do lixo, além da criação de uma horta comunitária, que fornece alimentos para as refeições das crianças.

Os alunos interessados em trabalhar com ações que contribuam para a comunidade por meio do viés econômico, ambiental e social podem participar do processo seletivo do Time Enactus UFSM. As vagas são abertas para matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de abril, por meio de formulário eletrônico. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail enactus@ufsm.br ou via mensagem na página do time no Instagram (@timeufsm).

Texto: Subdivisão de Comunicação do Centro de Ciências Sociais e Humanas