Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Departamento de História promove conferência nesta sexta-feira



Acontece nesta sexta-feira (7) a conferência “Guerra literária: Panfletos da Independência (1820-1823)”, promovida pelo Departamento de História da UFSM.

A conferência trata da série,composta por quatro livros, que apresenta a coleção de panfletos escritos à época da Independência do Brasil (1820-1823). A coleção não está completa, mas é muito mais do que amostra, se aproxima da totalidade dos panfletos que sobreviveram e que estão disponíveis nas principais bibliotecas, coleções e arquivos de Portugal, Brasil e Uruguai. O que estes panfletos revelam é um lado pouco conhecido da Independência, que na época se chamou de guerra literária, uma guerra travada desde a revolução liberal do Porto em 1820 até a Independência completa do Brasil, efetivada em 1823, com a libertação da Bahia. Essa guerra, mesmo que não sangrenta, se constitui como fonte indispensável para o entendimento dos grandes debates que marcaram a renovação de uma nação e o nascimento de outra.

A atividade será realizada pelo professor José Murilo de Carvalho, organizador da série, historiador e membro das Academias Brasileira de Ciências e de Letras.

O evento será no Auditório da Multiweb, sala 218 do Prédio da Reitoria, as 16h. 

 

Palestra Jose Murilo - 2016aCURVAS-01

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-502

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes