Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Cursos do CCSH são avaliados com nota máxima no Enade

Segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), conceito calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a UFSM é a 15ª melhor universidade do Brasil.

Os dados atualizados do IGC, relativos ao ano de 2015, foram divulgados na última quarta-feira (8) junto as notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Entre as universidades gaúchas, a UFSM encontra-se na 3ª colocação, ficou apenas atrás da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Em 1° lugar no ranking, está a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Enade e CPC são conceitos que avaliam a qualidade dos cursos individualmente. Em2015, a universidade teve 18 cursos avaliados, sete deles obtiveram conceito 5 (nota máxima) no Enade. Com nota máxima no Enade foram avaliados os cursos de Publicidade e Propaganda, Administração (diurno e noturno), Direito (diurno e noturno) e Psicologia, além destes, também foram avaliados os cursos de Relações Internacionais e Jornalismo, que obtiveram conceito 4 e 3, respectivamente. No CPC, todos os cursos da instituição ficaram com conceito 3 ou 4.

As fórmulas de cálculo desses conceitos encontram-se na página do Inep (www.inep.gov.br), onde também estão disponíveis as estatísticas completas e outras informações sobre o tema.

A lista das melhores universidades do Brasil, segundo o IGC, pode ser conferida também por aqui.