Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ministério da Defesa e UFSM promovem a XV edição do Curso de Extensão em Defesa Nacional em Santa Maria



Acontece em Santa Maria entre os dias 24 e 28 de abril o XV Curso de Extensão em Defesa Nacional. O curso é uma atividade promovida pelo Ministério da Defesa em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país. Em sua XV edição será realizado em parceria com a UFSM, contando com diversos apoiadores, entre eles o curso de Relações Internacionais e o Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP).

O XV Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN) tem, como foco principal os temas que envolvem a Defesa Nacional. Nesta edição, o curso estará dividido em 4 eixos principais: Segurança e Defesa, Segurança Internacional, Entorno Estratégico e Defesa Brasileira. O primeiro eixo tem como intuito apresentar os marcos teóricos dos estudos sobre Segurança e Defesa, além de discutir o planejamento estratégico de Defesa como política de Estado. O segundo eixo, de Segurança Internacional, visa debater grandes questões de segurança internacional, como os impactos do novo governo dos EUA na Segurança mundial e questões referentes a atuação securitária das Nações Unidas. O terceiro eixo dialoga com os aspectos sobre as regiões que constituem o Entorno Estratégico do Brasil, com ênfase no continente africano e sul-americano e no Atlântico Sul. O quarto eixo visa compartilhar com os participantes os projetos estratégicos das Forças Armadas brasileiras e debater a política e estratégia nacional de Defesa, assim como a relação dessa área com o desenvolvimento do país, a partir das indústrias de defesa.

As atividades são coordenadas pela Divisão de Cooperação (DICOOP) do Departamento de Ensino do Ministério de Defesa. As aulas do curso serão ministradas por especialistas indicados pelo Ministério da Defesa e por professores e palestrantes sugeridos pelas IES parceiras. 

O CEDN é o evento mais importante a nível nacional para estudantes e pesquisadores das áreas de Segurança, Defesa e Desenvolvimento, já que reúne palestras sobre diversas temáticas da área, contando com oficiais e professores especialistas nos assuntos trabalhados. O curso também é uma oportunidade de aproximar as temáticas de Segurança e Defesa da população, sendo gratuito e aberto à toda comunidade.

A UFSM é a primeira IES do interior do país a receber o curso, justificado pela tradição da cidade na área, conhecida como contingente militar e polo de defesa da região Sul.

O curso é gratuito e aberto, destinado a alunos de graduação e pós-graduação, técnicos administrativos, professores e professoras, militares, empresariado e sociedade civil em geral, com interesses nas temáticas de Defesa, Segurança e Desenvolvimento.

 É necessária inscrição prévia, que pode ser feita pelo sitehttp://cedn.defesa.gov.brou presencialmente no local do evento, caso haja disponibilidade de vagas. Todos(as) os(as) participantes obterão certificação com carga horária de 20h. Serão certificados os alunos que tiverem, pelo menos, 75% de presença nas atividades do evento.

A palestra inicial será proferida pelo Brigadeiro de Infantaria Augusto CESAR Amaral, Diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa. 

O Curso será realizado no Auditório do CCR, anexo ao prédio 42 da UFSM.

Para mais informações e novidades sobre o evento confira a página do curso no Facebok: https://www.facebook.com/CEDNUFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-632

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes