Evento “Racismo Basta” vai debater resistência e representatividade de negros e negras no Brasil
Publicado em
O evento “Racismo Basta: diálogos sobre resistência e representatividade dos negros e negras no Brasil”, promovido pelo Diretório Livre do curso de Direito (DLD) da UFSM, ocorre nos dias 21 e 22 de novembro
A atividade dará continuidade às ações de combate ao racismo na Universidade e integra a programação alusiva ao Mês da Consciência Negra.
Na terça-feira (21), a temática em discussão será “Discurso de ódio e reflexos no psicológico da população negra”, com a participação da professora do curso de Direito da UFSM, Rosane Leal da Silva, e a psicóloga Gieri Toledo Alves. Para encerrar a noite, o Coletivo Negressencia fará uma intervenção artística.
Na quarta-feira (22), os painelistas serão a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Palotina (Fapas), professora Deborá Evangelista, e os pesquisadores da UFSM João Heitor Silva Macedo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em História, e Maria Rita Py Dutra, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação.
O acesso aos debates é gratuito e as inscrições serão feitas no local. A organização pede, porém, a doação de 1 litro de leite de cada participante, para doação a entidades carentes.Para os participantes com no mínimo 75% de presença, será emitido um certificado de 10h.
O evento conta com o apoio do Departamento de Direito da UFSM, da Pró-Reitoria de Extensão e da ASSUFSM.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.