Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Migraidh/CSVM promove na quarta (20) cine-debate para o Dia Mundial do Refugiado



O dia 20 de junho é conhecido internacionalmente como o Dia Mundial do Refugiado, momento no qual se reflete sobre a situação do refúgio no mundo atual, em que pessoas são obrigadas a deixar seus países de origem por motivo de guerras, conflitos e perseguições. Mais do que comemorações, o Dia Mundial do Refugiado é o espaço no qual diversas ONGs e projetos promovem eventos para debater a situação social do refúgio, além de discutir sobre as políticas públicas de acolhida e integração.

Diante da importância mundial do dia 20 de junho, o Migraidh/CSVM promoverá um cine-debate intitulado “Faces do Refúgio”, com a ideia de oferecer um espaço de reflexão sobre os refugiados como uma questão global. Segundo a professora Giuliana Redin, coordenadora do Migraidh, “é importante reafirmar que o tema dos refugiados traz um dos maiores desafios dos direitos humanos, sobretudo pelo fato de que os próprios países, ao imporem barreiras em relação ao ingresso, acolhida e integração local, institucionalizam uma permanente violação de direitos humanos e potencializam o sofrimento decorrente do deslocamento forçado”.

Na UFSM, o Migraidh é referenciado pelas ações voltadas à proteção e promoção de direitos humanos da população migrante e refugiada A partir dessas ações, em 2015, a universidade firmou o Termo de Referência com a Agência ONU para os refugiados (ACNUR), que institui a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, sob responsabilidade técnica do Migraidh, para a promoção e difusão do Direito Internacional dos Refugiados. O Migraidh iniciou as atividades em 2013 junto ao curso de Direito da UFSM, e hoje além deste, integra graduandos, docentes e pesquisadores dos cursos de Letras, Psicologia, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Comunicação Social, entre outros. O grupo promove pesquisa, ensino e extensão de direitos humanos e mobilidade humana internacional, e reúne uma equipe interdisciplinar de estudos do assunto.

Para o cine-debate, apresentaremos os documentários “Vidas deslocadas” (João Marcelo Gomes, 2009) e “Recomeços: sobre mulheres, refúgio e trabalho” (Fellipe Abreu e Thays Prado, 2017). Após as exibições, será proposto debate sobre a problemática em torno do tratamento do tema dos refugiados.

Os filmes serão exibidos em duas sessões, na quarta-feira (20), às 14h30, na sala 218 da Reitoria, no campus da UFSM, e às 19h30, no auditório da antiga Reitoria da UFSM, no centro. As atividades serão gratuitas e abertas ao público. A atividade tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, através do Observatório de Direitos Humanos.

Mais informações pelo e-mail migraidh@gmail.com.

Agência de Notícias UFSM

3cb2a545 1696 4ea4 8ad8 5b5fd2ff845e

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-1248

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes