Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

DCG sobre Aspectos morais e epistêmicos do racismo será ofertada pelo Curso de Filosofia Licenciatura

Para o segundo semestre de 2018, o curso de Licenciatura em Filosofia oferta a Disciplina Complementar de Graduação (DCG) sobre Aspectos Morais e Epistêmicos do Racismo.

A DCG será ministrada às quartas-feiras pela tarde, no prédio 74A, pelo professor Flavio Williges. Alunos de outros cursos poderão efetivar matrícula, mas o aproveitamento curricular depende da autorização do colegiado ou coordenador do curso de origem do aluno.

Estudos de filosofia moral e epistemologia social desenvolvidos por autores como Charles Mills (1997) e Miranda Fricker (2007) tem mostrado que relações de hierarquia social afetam não somente o modo como tratamos os outros moralmente, mas também como o conhecimento é adquirido e compartilhado em sociedades. Dois dos principais fenômenos epistêmicos discutidos na atualidade são a chamada “injustiça testemunhal”, que diz respeito ao modo como a posição social interfere na credibilidade do testemunho de agentes, empobrecendo a troca de informação entre grupos sociais distintos, e a “ignorância branca”, que é um tipo de distorção  cognitiva que impede que brancos, sob certas condições, compreendam aspectos históricos, políticos e morais de sociedades raciais. Nessa disciplina, será analisado o quadro conceitual geral dos livros dos dois autores mencionados, examinando principalmente a noção de ignorância branca e sua relevância para compreender a complexidade moral do racismo.