Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Patronesse da Feira do Livro, professora da UFSM fala sobre a importância da leitura de autoras mulheres



Ler autoras mulheres é abrir espaço para que meninas sonhem e se sintam representadas na literatura, afirma Nikelen


 

No último sábado (7), ocorreu a Noite da Patronesse, no Theatro Treze de Maio. O evento faz parte da programação da 49ª Feira do Livro de Santa Maria e teve a participação das professoras da UFSM, Nikelen Witter e Monalisa Dias. O tema da conversa foi a hashtag #LeiaMulheres, as obras literárias da patronesse e o Clube de Leituras Bem-ditas.

Nikelen Witter, patronesse desta edição da Feira, é professora do departamento de História da UFSM e coordena o Grupo de Estudos e Extensão Universidade das Mulheres (GEEUM@), projeto que busca estudar e debater uma visão de mundo feminista e estimular esse conhecimento como forma de prevenção e combate à exclusão e violência de gênero. Como pesquisadora, se dedica a investigações de questões que envolvam gênero e a história das mulheres na época contemporânea. 

Durante sua fala, Nikelen abordou a importância das mulheres na literatura e da visibilidade dada a elas, que ainda sofrem preconceitos e têm menos espaço no mundo dos livros. A docente também frisou que a falta de leitura de autoras não é por escassez ou baixa qualidade, mas pela tradição do meio de priorizar e promover autores homens. A professora explica que, em algumas situações, ainda causa estranheza ver mulheres falando ou escrevendo sobre determinados assuntos, mas quanto mais mulheres ocuparem esses espaços, mais meninas se sentirão representadas e poderão sonhar em estar à frente dos mais diversos projetos. 

Como escritora, Nikelen possui cinco livros publicados e algumas premiações e é uma das mais importantes representantes no Brasil do gênero steampunk (subgênero da ficção científica). Sobre essa experiência ela conta que é uma surpresa para muitas pessoas verem uma mulher fazer uma obra de ficção científica, já que o senso comum é que as mulheres se atenham ao gênero romance. “Não é uma disputa, ‘agora os homens não podem escrever’ ou ‘agora não vou ler mais homens’, não é sobre isso, é sobre abrir espaço, para que as autoras possam falar, possam imaginar mulheres.”, afirmou ela. Além da dificuldade em relação a gênero, ser uma autora brasileira e fora da região sudeste se apresenta como um obstáculo, pois há uma resistência dos consumidores em sair do eixo Rio-São Paulo, mas que para quem gosta de inovações na literatura, a melhor opção é deixar o centro e começar a olhar para as periferias. 

Sobre a UFSM, Nikelen conta que a estrutura de trabalho permite criar e ter uma troca com os alunos, “Eu sou uma professora que gosta dessa troca, dessa paixão e dessa inventividade, tanto no ensinar, quanto no aprender, quanto no criar”. Ainda afirma que gostaria que houvesse maior aceitação e valorização do público local, pois enquanto autora e moradora de Santa Maria, vê que muitas pessoas preferem buscar autores “de fora”, e espera que ser patronesse seja uma forma de alcançar esse público.

Como forma de enfrentar essa realidade e buscar mais espaço para a literatura feminina, uma das atuações de Nikelen, juntamente com Monalisa Dias, é o Clube de Leitura Bem-ditas, um grupo com o objetivo de incentivar a leitura de autoras mulheres. O Bem-ditas teve início em maio de 2017 e continua ativo até hoje, sem interrupções durante a pandemia, quando houve, inclusive, uma expansão do alcance do Clube por meio do grupo no Facebook e reuniões por videoconferência. Ao todo, mais de 50 autoras foram lidas durante os encontros.  

Para conhecer o Bem-ditas e saber mais sobre o projeto, basta buscar a página no Instagram e verificar as leituras indicadas.

UFSM na Feira do Livro

Desde o dia 29 de abril até o dia 14 de maio a UFSM participa da 49ª Feira do Livro de Santa Maria com três estandes e uma programação variada. 

Saiba mais sobre as atividades da UFSM na Feira na matéria produzida pela TV Campus.

 

Texto: Ana Laura Iwai
Foto: Ana Alícia Flores
Edição: Mariana Henriques
Vídeo: TV Campus

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-3238

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes