O segundo semestre letivo de 2025 começa com um convite à reflexão e ao diálogo: no dia 5 de agosto, às 19h, no auditório do prédio 74C, o professor Steven Butterman (Universidade de Miami) ministra a aula inaugural do segundo semestre da UFSM, com o título “Problematizando o paraíso dos paradoxos”.
A atividade propõe uma discussão sobre arte, linguagem e ativismo LGBTQIAPN+ no Brasil, a partir do livro mais recente de Butterman, Queering and Querying the Paradise of Paradox. Na obra, o autor analisa as representações artísticas, cinematográficas e fotográficas da identidade LGBTQIAPN+ e utiliza o Brasil como caso exemplar. Esse arcabouço teórico permite avaliar as relações entre artes visuais, produção acadêmica e ativismo político e explorar a complexidade das terminologias que minorias sexuais brasileiras adotam e adaptam para o desenvolvimento de suas identidades.
Com uma trajetória reconhecida em temas relacionados à análise de discurso e de linguagens performativas LGBTQIAPN+ no Brasil contemporâneo, à análise de migração e cultura LGBTQIAPN+ brasileira nos EUA e à relação entre artes visuais e ativismo político, o professor Butterman integra atualmente o Departamento de Modern Languages & Literatures na Universidade de Miami. Entre suas principais publicações, encontram-se as obras Perversions on Parade: Brazilian Literature of Transgression and Postmodern Anti-Aesthetics (2005), (In)visibilidade Vigilante: Representações midiáticas da maior parada gay do planeta (2012) e Queering and Querying the Paradise of Paradox: LGBT Language, New Media and Visual Cultures in Modern Day Brazil (2021).
A aula é aberta ao público e integra a programação do evento EntreMundos: expressões queer na arte e na cultura, que ocorre entre os dias 4 e 7 de agosto, promovendo um espaço de diálogo transdisciplinar em torno de questões relativas a gênero, sexualidade e racialização por meio de trabalhos acadêmicos e manifestações artísticas.