O curso Bacharelado em Filosofia da UFSM, em parceria com a equipe de gestão da Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil), desenvolveu este ano a iniciativa ”Seminário Onfil 2025”, que tem como objetivo auxiliar na preparação dos estudantes que participarão da Olimpíada Nacional de Filosofia deste ano. A iniciativa surge tanto para preparar os participantes para os desafios da Onfil, como também pela oportunidade de troca entre estudantes e discentes de graduação na área, essa, pautada pela curricularização da extensão dentro do curso de Filosofia Bacharelado.
Sucedidos entre os meses de abril e maio, os seminários serão realizados por meio de lives disponibilizadas pelo canal do YouTube da Onfil e estarão abertos a todo o público de forma gratuita. Serão seis encontros, com o seu primeiro já ocorrido na última sexta-feira, dia 25.
Os seminários, que serão salvos e disponibilizados no YouTube para livre acesso, abordarão os tópicos mais tradicionais dos conteúdos da filosofia, como epistemologia, lógica, metafísica, filosofia política, ética e escrita em filosofia. O último tópico é focado em demonstrar aos estudantes como redigir um ensaio filosófico, assim como será pedido em uma das etapas da Olimpíada. Cada seminário será ministrado por um professor especialista da área em datas distintas, confira abaixo:
Escrita em Filosofia: Prof. Dr. Carlos Augusto Sartori (UFSM) – 25/04 (Já ocorreu)
Epistemologia: Prof. Dr. Giovanni Rolla (UFBA) – 08/05
Lógica: Prof. Dr. Frank Thomas Sautter (UFSM) – 09/05
Metafísica: Prof. Dr. César Schirmer dos Santos (UFSM) – 16/05
Filosofia Política: Profª. Drª. Marta Rios Alves Nunes da Costa (UFSM) – 23/05
Ética: Profª. Drª. Juliana Missaggia (UFSM) – 30/05
Todos os encontros serão às 19 horas (Horário de Brasília)
De acordo com Eduardo Saltiel, professor do departamento de Filosofia da UFSM e um dos organizadores do evento, a realização dessa iniciativa é importante para popularizar a Onfil. “É uma maneira de deixar mais aberto o acesso à formação para a Olimpíada. A gente vai de alguma forma conseguir acessar uma quantidade maior de estudantes e de docentes das escolas de ensino médio e familiarizá-los com as questões trabalhadas dentro da Onfil”. Para o docente, a expectativa depois da realização dos seminários é que após terem acompanhados as lives, os estudantes que irão participar da Olimpíada consigam criar uma base sólida sobre os temas que são recorrentes no concurso.
Haverá uma lista de presença, que será lançada no chat da live ao decorrer de cada um dos seminários. Aos alunos que participarem de pelo menos quatro lives, será fornecido um certificado de participação.