Apenas mulheres podem participar ativamente no ato de educar? É possível que outros agentes familiares vivam a maternidade? Como é relação entre a maternidade e a adoção? Qual a experiência de ser mãe e universitária?
Pensando nesses questionamentos, o Centro de Educação realizará, no dia 14 de maio, terça, às 14h, no AudiMax do CE, a roda de conversa: “A maternidade ressignificada: os diversos agentes no ato de educar”.
O evento aborda a ressignificação da maternidade, considerando o surgimento de diferentes estruturas familiares na sociedade contemporânea, onde emergem novos agentes no ato de educar, que demonstram que não apenas a figura materna tem papel fundamental no processo educacional.
Além disso, o evento também traz a experiência da maternidade na Universidade e provoca a reflexão sobre a maternidade já existente e “consolidada” na sociedade, com a abertura de um novo olhar para o tema.
Confira as convidadas confirmadas:
Profª Drª Sueli Salva, docente do Centro de Educação da UFSM, Pedagoga, especialista em dança, Doutora em educação pela UFRGS. Colaborou como autora da obra: “Casa do Estudante Universitário: jovens mães/pais e suas crianças”.
Profª Drª Milena Freire, professora do Departamento de Ciências da Comunicação e professora colaboradora do Programa de Pós em Comunicação da UFSM. Coordena o Grupo de Pesquisa “Comunicação Gênero e Desigualdades” e é pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Usos Sociais da Mídia” (UFSM/CNPq).
Profª Drª Aline Cardoso Siqueira, docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM. É professora responsável pelo Grupo de Estudo: “Centro de referência em estudos e apoio a mulheres, maternidade e adoção” (Creamma).