Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Relatos – Educar e Cuidar



A seguinte contribuição faz parte da iniciativa Educar e Cuidar [clique e saiba mais]
e é de inteira responsabilidade do autor do texto. Contribua você também!

 

17.08.2020

Por que tudo isso…? (Parte 8, da Saudade!)

Ah! Que Saudade…

 

Daniela Camila Froehlich – Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Geografia/UFSM

 

Saudade. Por definição do dicionário da língua portuguesa, “sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas” (Oxford Languages, 2020). Por definição pessoal, extravasa. Acredito que esse seja um sentimento presente na vida de todos nesse período, e dito constantemente. Ah! que saudade…. Seja ela das mais variadas formas, motivos, quereres… Ah! Aquele abraço que nos acolhe em tempos felizes ou nem tanto, daqueles que amamos, daquele chimarrão em uma roda de conversa cheia de novidades. Como repensar no aconchego de um abraço? Do contato que nos enaltece? De uma necessária segurança e acolhimento?

Ah! Que saudade de ir a um passeio, a uma viagem, a aula, a um congresso ou até uma simples caminhada no bairro. Ah! Que saudade….

Por agora, a necessidade gritante é a da reinvenção, de irmos como um “quebra cabeça” nos encaixando e, assim, nos (re)construindo. A pandemia (Covid-19) emergiu uma quantidade inesgotável de sentimentos e pensamentos que antes passavam despercebidos e/ou, talvez, nem tanto valorados. 

Olhar para nossas vidas, trabalho, estudos, família, saúde e tudo o que nos cerca, acaba se tornando uma tarefa diferenciada e nem sempre tão fácil, mas, algumas vezes também surpreendente e o que, de fato, abordo nesta breve escrita.

Há tanta saudade nesse período que não conseguimos mensurar ou projetar, mas que podemos transformá-las em motivos de luta, força, vontade para que, no futuro próximo, possamos simplesmente torná-la lembrança.

Ah! Que saudade….

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-373-3894

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes