Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Relatos – Educar e Cuidar



A seguinte contribuição faz parte da iniciativa Educar e Cuidar [clique e saiba mais]
e é de inteira responsabilidade do autor do texto. Contribua você também!

20.08.2020

Por que tudo isso…? (Parte 9, da Saudade II!)

“A saudade que dói mais fundo e irremediavelmente é a saudade que temos de nós.” Mario Quintana

 

Madjiguene Rodrigues Rangel – Acadêmica do Curso de Pedagogia Diurno e membro GeoIntegra/CNPq/UFSM

 

Início este relato com uma saudade da vida universitária que mal havia se iniciado. A empolgação das primeiras semanas, a timidez que me percorria, a aflição e expectativa pela mudança de cidade e, confesso, uma saudade imensa da família.

Hoje, após cinco meses de isolamento social, posso dizer que a minha maior vontade era de retornar ao início do ano, à descoberta da aprovação pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), às saídas com novos amigos da faculdade, o caminhar pelo Campus, os domingos de mateada no bosque, em pleno verão, os seminários que possibilitaram tantas aprendizagens… Algo que para uma caloura foi inesquecível, até começar a pandemia! 

Há dois meses ainda acreditava que, mesmo com todos problemas que se agravaram durante a pandemia, tudo seria mais valorizado pela sociedade. As pessoas se tornariam mais empáticas, generosas e sábias, apesar dos momentos difíceis. Infelizmente, a minha opinião já não é a mesma. Casos de preconceitos estão sendo cometidos e expostos diariamente, criança violentada sendo chamada de “assassina” e sua identidade exposta nas redes sociais enquanto o estuprador permanece foragido e os números de mortes pela COVID-19 estrondosamente aumentados a cada dia. 

Ainda assim, tento permanecer otimista e espero que esse tempo que ainda nos resta em isolamento social, faça com que todos (re)pensem atitudes e ações e que a sociedade possa se tornar mais humana! E para aqueles que já são, tudo isso vai passar logo. Cuidem-se!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-373-3913

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes