No dia 25 de setembro, às 18h, foi realizado o lançamento do livro “O Lobisomem da Campina”, cuja autoria é de André Krusser Dalmazzo e Melânia de Melo Casarin, com ilustrações de Alexandre Martins Vidor. O livro foi lançado através do Projeto Mãos Livres, cujo objetivo é trazer ao público narrativas que resgatem os mitos do floclore brasileiro que foram sendo passados de geração em geração. A narrativa conta a história de Leopoldo, um menino que em noites de lua cheia se transforma em Lobisomem. O livro conta com acessibilidade para pessoas surdas e cegas. A acessibilidade para pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras), consiste em um QrCode com a dramatização da história em Libras. Já a acessibilidade para as pessoas cegas consiste em dois QrCode: o primeiro possui a narrativa em PDF, possibilitando o leitor acessar o livro através do leitor de tela e o segundo, possui a narrativa em Áudio Descrição(AD).
A tradução e interpretação da narrativa em Libras ficou a cargo das intérpretes: Carine Barcellos, Juliana Correa de Lima e Maitê Esmério. A transcrição da Libras para o português em texto ficou a cargo da intérprete Carine Barcellos. Os responsáveis pela escrita da AD foram: Isabel Motta da Silva, Mayra Eduarda, Melânia de Melo Casarin e Renata Eis Schneider. O nosso consultor e revisor em AD, foi Cristian Evandro Sehnem. As edições de vídeo ficaram a cargo do NTE/UFSM, e as ações realizadas para divulgação da Live ficaram a cargo dos bolsistas do Projeto: Gabriel Lopes, Guilherme Mohr, Renata Elis Schneider e Sadi Dastch Júnior. O Projeto Mãos Livres tem como coordenadora a professora Melânia de Melo Casarin
A Live de lançamento foi realizada no Canal do Youtube do Projeto Mãos Livres UFSM. Em anexo segue a imagem de divulgação da Live, bem como a Áudio Descrição da referida imagem.
Descrição da imagem: imagem de capa de um livro,com fundo de cor verde. Centralizado e superior em cor branca, os dizeres: IV Mostra do Projeto Mãos Livres Acessibilidade digital no artefato O Lobisomem da Campina. À direita, os dizeres em cor branca: dia 25 de setembro de
2020 as 18 horas. Inscrição no site: https://forms.gle/A8SayCfVubP4XfKp9 ou pelo QrCode. Abaixo e à direita, quadrado branco com pontilhados de QrCode. À esquerda, O Lobisomem, de perfil direito, orelhas pontudas, focinho longo, olhos amarelos e pelagem roxa. Ao fundo, campina verde com mato alto. Na parte inferior da imagem , assinatura e marcas dos apoiadores e colaboradores. São eles: o brasão da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, composto por escudo, flor-de-lis, archotes e lema. Circundando o brasão, no sentido horário, em letras garrafais pretas: “Universidade Federal de Santa Maria, 1960”; a assinatura da FACOS em letras brancas, caixa alta e fonte arial; a marca do Centro de Educação da UFSM, composta por uma esfera com peças de quebra-cabeça de dois tons de roxo e contorno de cor branca: A do meio é lilás e as demais peças de cor roxa. À direita, em letras roxas, lê-se: “CE – Centro de Educação UFSM”. Marca do Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM, composta por uma ilustração de dois livros azuis-marinhos, abertos e cujas contracapas formam um pequeno retângulo verde-água, contornado por uma moldura em azul claro. À direita, em azul – marinho e caixa alta: ‘NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL” e abaixo, em verde – água: “UFSM”.Marca composta por um quadrado laranja em que falta, ao centro, uma peça de quebra-cabeça, e onde há uma letra “A”, cujo traço horizontal abre-se para a esquerda, como uma porta. Abaixo, “Núcleo de Acessibilidade UFSM”. Marca composta por duas mãos abertas, lado a lado e com os dedos para baixo. Abaixo, em letras brancas lê-se: “Projeto MÃOS LIVRES UFSM”.