Inscrições abertas para o Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
Publicado em
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM (PRPGP) divulga a abertura das INSCRIÇÕES para o Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) para o 1º semestre de 2023. As inscrições vão de 02 de maio a 22 de maio de 2023.
O público alvo do TESLLE são alunos de pós-graduação, para os quais o teste é obrigatório, alunos de graduação que sejam prováveis formandos (no último semestre do curso) e servidores da UFSM (docentes e técnicos administrativos em educação). O regimento interno de Pós-Graduação Stricto Senso e Lato Senso da UFSM, no regime didático (art. 31), determina que “os alunos de pós graduação em nível de Mestrado e Doutorado deverão comprovar suficiência em, no mínimo, uma língua estrangeira, para cada nível.” Alguns cursos possuem ainda exigências adicionais em relação a suficiência em língua estrangeira, em seus regulamentos internos.
A escolha da língua para o teste de suficiência de alunos estrangeiros deverá ser feita observando o artigo 3, da Resolução 03/2010-UFSM, conforme descrito abaixo:
Art. 3º Os alunos de pós-graduação da UFSM deverão se submeter ao teste no decorrer do curso para ao qual foram admitidos, sendo que:
I – Os alunos brasileiros e estrangeiros oriundos de países de língua portuguesa poderão escolher entre as línguas estrangeiras oferecidas a cada edição do teste.
II – Os demais alunos estrangeiros deverão submeter-se ao teste em língua portuguesa.
Salienta-se que os estudantes que não comprovarem suficiência em língua estrangeira não podem abrir processo de defesa de dissertação ou tese e, por isso, não poderão concluir seu curso de pós-graduação. Dessa forma, recomenda-se que todos os alunos de mestrado e doutorado, que ainda não possuem as aprovações necessárias em testes de suficiência, inscrevam-se para realizar o teste.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.