Ao longo do mês de novembro, diversos eventos e atividades integradas ao Mês da Consciência Negra no Centro de Educação (CE) mobilizaram a comunidade em prol da causa, destacada em virtude do dia 20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra. Recentemente, dois eventos abertos ao público levantaram o assunto com diferentes perspectivas e convidados(as).
No dia 29 de novembro, à tarde, ocorreu a palestra intitulada Educação das Relações Étnico-raciais, ministrada pela professora e pesquisadora Drª Maria Rita Py Dutra, que instigou o debate por uma abordagem prática e conceitual. Maria Rita é uma expoente ativista do movimento negro na região central do Rio Grande do Sul, sendo considerada (de acordo com o Observatório de Direitos Humanos da UFSM) uma das responsáveis pela implantação da política de cotas raciais na UFSM. Além disso, ela é coordenadora do GT Negros: discutindo relações étnico-raciais em Santa Maria/NECON, e está vinculada ao Núcleo de Estudos Sobre Memória e Educação – Povo de Clio, coordenado pelo Professor Dr. Jorge Luiz da Cunha, orientador da tese de doutorado de Maria Rita. No dia 13 de agosto de 2018, ela concluiu seu doutorado, sendo a primeira mulher negra a concluir doutorado em Educação na UFSM.
Já no dia 30 de novembro, à noite, aconteceu a roda de conversa com os(as) ativistas e pesquisadores(as) Fabiane Soares dos Santos, Karen Luciélen Pereira Rodrigues e Paulo Roberto Marques Segundo, com mediação da professora do CE: Débora Ortiz de Leão. Na ocasião, os(as) convidados(as) trouxeram a perspectiva da Cultura Afro-Brasileira e Educação Antirracista em diferentes enfoques, mas relacionados a partir de conceitos e fundamentos técnico-científicos. Fabiane é professora dos anos iniciais na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, no município de Santa Maria, e professora de educação infantil na rede municipal, no município de São Sepé, tendo recentemente defendido sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Já Karen Luciélen é pedagoga pela UFSM e formada no Magistério – Justino C. Quintana, atuando como professora do ensino fundamental no Colégio Marista Santa Maria e cursa Especialização em Gestão Educacional, pela UFSM. Por fim, Paulo Roberto é graduado em Filosofia Licenciatura Plena pela UFSM no ano de 2013. Possui mestrado (2018) e doutorado (2022) em Educação, pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE-UFSM), sendo atualmente professor substituto de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Rolante-RS.
Confira algumas fotos dos últimos eventos referentes ao Mês da Consciência Negra no CE.
Fonte: Nucom/CE.