Como é de conhecimento, a Reitoria da UFSM decretou o reinício das atividades da instituição na próxima segunda-feira, 20/05. Entretanto, a posição da Direção do Centro de Educação sempre foi de que era necessário termos total segurança para a reutilização de toda a infraestrutura da Unidade e que fosse possível que nossos(as) estudantes e servidores(as) tivessem condições de retornar.
Desde o início das fortes chuvas, que resultaram no rompimento de parte do gesso, em rachaduras nas caixas d´água, na infiltração de umidade em algumas paredes, no acúmulo de água da chuva sobre a laje do prédio 16B, etc, estamos acompanhando os trabalhos realizados pela equipe da Pró-reitoria de Infraestrutura e demandando auxílio da Reitoria.
O prédio 16B é fundamental para o funcionamento do Centro de Educação. Além de atividades administrativas, no 16B são realizadas as atividades dos cursos de graduação da Unidade e de várias disciplinas de cursos de graduação de outras Unidades da UFSM.
As equipes estão trabalhando, mas, em função da continuidade das chuvas, não será possível concluir os consertos necessários e a emissão em tempo hábil de um laudo técnico do engenheiro responsável pelos trabalhos. Portanto, o prédio 16B continua interditado.
Em razão disso, se houver condição de total segurança, as aulas e as atividades administrativas retornarão no dia 27/05/24 no Centro de Educação.
A comunidade do Centro de Educação vai continuar os esforços e as iniciativas de apoio às pessoas atingidas pela catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul, assim como empreender atividades de acolhimento.
Direção do Centro de Educação
16/05/2024