Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora do Centro de Educação da UFSM recebe a Ordem de Rio Branco por destaque em Cooperação Internacional na Educação Inclusiva



O Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem a honra de destacar a importante condecoração recebida pela Professora Ana Cláudia Oliveira Pavão. Docente do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação da UFSM, com atuação nas áreas de TIC’s na Educação, Educação Especial e Educação a Distância, a Professora Ana Cláudia foi agraciada com a Ordem de Rio Branco pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Itamaraty.

A Ordem de Rio Branco é a principal honraria concedida pelo Itamaraty e tem como objetivo reconhecer serviços meritórios e relevantes que envolvem as relações internacionais. A Professora Ana Cláudia Oliveira Pavão recebeu a condecoração no grau de Comendadora.

O reconhecimento é um reflexo do impacto de seu trabalho, especialmente na coordenação de projetos de cooperação internacional com países do continente africano. Um dos projetos de destaque sob sua coordenação é o “Escola de Todos”, uma iniciativa que visa levar professores e servidores da UFSM a outros países com o propósito de compartilhar a educação inclusiva desenvolvida na Universidade.

O projeto “Escola de Todos” é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores e é implementado em parceria com a UFSM e o governo de Cabo Verde. A iniciativa tem desenvolvido diversas ações para promover maior inclusão de pessoas com deficiências nos sistemas de ensino cabo-verdianos.

Entre os resultados notáveis da cooperação em Cabo Verde, fruto desse projeto, destaca-se a elaboração e a publicação do primeiro Dicionário de Língua Gestual cabo-verdiana. Este dicionário, resultado da cooperação brasileira, busca construir sociedades e espaços escolares mais inclusivos. O processo envolveu a “recolha dos gestos” – filmagem de categorias – e a codificação dos sinais para o registro.

Além da criação do dicionário, foram realizadas formações intensivas para professores multiplicadores. Especialistas da UFSM capacitaram quatro professores em Surdocegueira e Tecnologia Assistiva e outros 50 em Transcrição e Adaptação de Material em Braille. Houve também formações a distância, complementadas por sessões presenciais, abrangendo conteúdos desde o histórico da Educação Especial até abordagens mais evoluídas.

O projeto capacitou um total de 180 professores cabo-verdianos em educação inclusiva. Outro avanço importante foi a implantação de três “Salas de Recursos” nas ilhas de Santo Antão, Fogo e Santiago. Esses espaços oferecem apoio fundamental aos professores do ensino regular e possibilitam o desenvolvimento de atividades complementares para alunos com necessidades especiais, promovendo sua socialização e desenvolvimento.

O projeto “Escola de Todos” já visitou dois países africanos. Além de Cabo Verde, docentes do curso de Terapia Ocupacional da UFSM prestaram assessoria em tecnologia assistiva para professores locais em Angola.

Foto: Agência Brasileira de Cooperação

A Professora Ana Cláudia Oliveira Pavão, que possui formação em Letras pela UFSM e doutorado em Informática na Educação pela UFRGS, expressou surpresa ao receber o comunicado da honraria. Ela contou que inicialmente pensou que fosse uma “pegadinha”. A agracidação, segundo ela, é um reconhecimento do esforço realizado para executar os projetos, que colocam o Brasil, a UFSM e a área da educação especial da universidade em destaque internacionalmente. Ela ressalta que a honraria reconhece o trabalho de um conjunto de pessoas que trabalharam juntas, incluindo missões frequentes de servidores.

Representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) ; e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O projeto em Cabo Verde caminha agora para uma terceira fase, buscando dar continuidade ao desenvolvimento de capacidades locais e aprimorar o Sistema Nacional de Sinalização de Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais. Recentemente, a ABC lançou um vídeo documentário sobre o “Escola de Todos – Fase 2” em Cabo Verde, mostrando o trabalho realizado e incluindo uma versão com intérprete da Língua Gestual cabo-verdiana, reforçando o compromisso com a inclusão.

A agraciação da Professora Ana Cláudia Oliveira Pavão com a Ordem de Rio Branco é um reconhecimento merecido de sua dedicação e do impacto transformador de seu trabalho em cooperação internacional. Essa atuação leva a expertise do Centro de Educação da UFSM para além das fronteiras brasileiras, promovendo a educação inclusiva e a visibilidade das pessoas com deficiência em outros países.

A comunidade do Centro de Educação da UFSM se orgulha imensamente desta conquista, que reforça o papel da Universidade na pesquisa, extensão e cooperação internacional para a construção de um mundo mais inclusivo.

Confira a entrevista completa da Professora Ana Cláudia Oliveira Pavão em: https://ufsm.br/r-1-69346

Edição e texto: Alessandra Alfaro  Bastos – Núcleo de Comunicação do CE

Fotos: Agência Brasileira de Cooperação e Acervo UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-373-11422

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes