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Grupos de Pesquisa

Grupos, coordenadores e contatos

PROJETO – Animação das Habilidades Motoras Fundamentais – (FMS-Animation)

Descrição: O principal objetivo desse projeto aborda as preocupações atuais sobre as dificuldades de demonstrar e avaliar o desempenho motor de crianças, especialmente crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. Por vezes, as crianças não conseguem compreender as tarefas que precisam executar ou como devem realizá-las. Animações são demonstrações dinâmicas que tornam as informações visuais mais atraentes e informativas, facilitando a compreensão das crianças das habilidades motoras fundamentais. O uso de imagens sequenciais e animações das habilidades motoras fundamentais, como suporte pedagógico para processos de demonstração e avaliação, pode minimizar as diferenças e experiências inerentes aos avaliadores durante a instrução e demonstração dessas habilidades.

Além disso, também poderá apoiar a compreensão da criança em tarefas de testagem das habilidades e a compreensão dos critérios fundamentais de desempenho das habilidades motoras. Portanto, adotando os princípios da aprendizagem multimídia e fundamentado no entendimento de que instruções animadas são eficazes para a aprendizagem, este projeto foi desenvolvido com o objetivo de criar aplicativos com Animação de Habilidades Motoras Fundamentais – FMS-Animation para ser usado como apoio pedagógico para a avaliação, o ensino e aprendizagem de habilidades motoras fundamentais. Google Play – https://play.google.com/store/search?q=fundamental+motor+skills&c=apps


PROJETO – Avaliação dos Estímulos Produzidos pela Intervenção com Equoterapia sobre Variáveis Cinéticas e Cinemáticas de Sujeitos Saudáveis e Patológicos

Descrição: Equoterapia vem sendo reconhecida nas últimas décadas por permitir a integração de diferentes sistemas sensoriais. Baseia-se na prática equestre e na equitação, sendo caracterizada como uma técnica de reabilitação motora e mental. É um método extremamente rico, que solicita a participação de todo o organismo do indivíduo. Apesar de seu inegável potencial terapêutico, a produção de conhecimento sobre o tema é ainda reduzida e limitada. Há ainda, a necessidade de comprovação científica de uma demanda muito grande de adequações metodológicas e padronização de procedimentos. Sendo assim, o propósito deste projeto consiste em avaliar os estímulos produzidos pela intervenção com equoterapia sobre

variáveis cinéticas e cinemáticas em função das características neuromotoras, dos equipamentos e das propriedades físicas do piso utilizados na intervenção. São sujeitos deste estudo pessoas, de ambos os sexos, com idade a partir de cinco anos, sem limite de idade, com paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, Parkinson, traumatismo cranioencefálico, esclerose múltipla, ataxias cerebelares ou síndrome de Down. Também fazem parte como parâmetros de referência, sujeitos normais, com a mesma faixa de idade, sem restrições ou contraindicações para andar a cavalo. Conforme as características e capacidades funcionais são avaliados o controle postural, equilíbrio estático e dinâmico em pé e sentado, marcha, atividade neuromuscular e acelerações corporais..

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Grupo de Estudos e Pesquisas Socioculturais em Desporto e Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria – GEPSDEF – carinhosamente chamado de GEPS reúne alunos, professores do Brasil e do Mundo interessados em desenvolver pesquisas socioculturais na área de Educação Física e Desporto tendo como referenciais teóricos autores clássicos e contemporâneos.

Atualmente o grupo está envolvido em pesquisas referente às práticas de lutas corporais gaúchas como a esgrima Criolla bem como a influência da ética cristã no ocaso das práticas corporais no antigo Império Romano, em especial os espetáculos entre Gladiadores.

 

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Live de lançamento do Livro Fundamentos dos esportes individuais de alto rendimento

Live A GÊNESE DAS LUTAS CORPORAIS: perspectivas teóricas

Live Doutor Thiago Pimenta em Karate Virtual: Gênese das Artes marciais

O Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e em Práticas Pedagógicas da Educação Física (GPFORPP) inicia um movimento de produção de conhecimento e de proposições pedagógicas para a prática de intervenção em Educação Física com o compromisso de promover estudos e pesquisas relacionadas à formação de professores com ênfase na apropriação dos conhecimentos específicos da área da Educação Física na perspectiva Crítico-Emancipatória e da Cultura de Movimento (KUNZ, 2012, 2014), estabelecendo as relações necessárias com a formação inicial, continuada e em serviço, assim como identificar, analisar e produzir conhecimento acerca das práticas pedagógicas e das metodologias de ensino da Cultura de Movimento e do Movimento Humano à luz da Fenomenologia e da Teoria do Se-Movimentar (KUNZ; SANTOS, 2009), tendo como foco o contexto escolar, estabelecendo e propiciando o desenvolvimento da tríade universitária com vínculo imanente entre ensino, pesquisa e extensão, comprometido com os anseios e necessidades de comunidade acadêmica e em geral.

 

OBJETIVOS: trazer à cena e apresentar a organização e o desenvolvimento das ações do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e em Práticas Pedagógicas da Educação Física, situado no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (GPFORPP/CEFD/UFSM). 

O Grupo de Excelência em Lutas – GEL – reúne alunos, professores pesquisadores de todo o Brasil interessados em desenvolver estudos sobre a preparação física de atletas lutadores.
Atualmente o GEL apresenta-se como um projeto de pesquisa, ensino e extensão, com artigos acadêmicos frutos de estudos com atletas lutadores, bem como acolhe atletas para o desenvolvimento de Avaliações Físicas para o planejamento e prescrição de treinamento físico que ocorrem nos espaços do Centro de Educação Física e Desporto da UFSM.
Conta com Nutricionistas, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física e, e alunos bolsistas e voluntários dessas áreas vitais para o desenvolvimento atlético performático.