2021 – E-book. Organizadores: Gustavo de Oliveira Duarte, Gabriella Machado, Ivanio Folmer: “Gênero e diversidade na educação”. Arco Editores.
2021 – E-book. Organizadores: Maria Cecília da Silva Camargo, Maria da Conceição dos Santos Costa e Rosa Malena de Araújo Carvalho. “A educação física na educação de jovens e adultos: experiências da realidade brasileira”. Editora UFSM.
2020 – E-book gratuito. Autores: João Francisco Magno Ribas , Maria Cecília da Silva Camargo. “Memórias das Trajetórias e Desafios no Cinquentenário do Cefd/Ufsm”. Editora Unijuí.
2020 – Impresso/e-book gratuito. Autores: Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira , Luciana Erina Palma , Marli Hatje , Reiner Hildebrandt-Stramann. “Currículo Modularizado à Formação Inicial em Educação Física: Uma Proposta em Discussão”. Editora Unijuí.
2019 – Autor: Gustavo de Oliveira Duarte: “Entre armários e gavetas: homossexualidade masculina e o processo de envelhecimento”
Outubro/2019 – Organizadores: Rosalvo Sawitzki, Luis Eugênio Martiny e Angelita Alice Jaeger:“Vida, vivência e experiência de professores de Educação Física”
2018 – Organizador: Elenor Kunz: Didática da Educação Física 1. 6ª Edição
2017 – Organizador: Elenor kunz: Brincar e Se-Movimentar: tempos e espaços de vida da criança. 2ª Edição
08.10.2019 – Entrevista – Prof. Felipe Barreto Shuch em entrevista ao jornal canadense The Globe: “Exercise lowers the risk of depression—and may help treat it, too“.
20.09.2019 – Artigo (Review) – Prof. Felipe Barreto Schuch é coautor de artigo publicado pela Revista Sports Medicine/Springer Nature: “Exercise as Medicine for Mental and Substance Use Disorders: A Meta-review of the Benefits for Neuropsychiatric and Cognitive Outcomes“
16.07.2019 – Artigo – Prof. Felipe Barreto Schuch é coautor de artigo publicado pela Revista The Lancet: “The Lancet Psychiatry Comission: a blueprint for protecting physical health in people with mental illness”
Artigos publicados em 2019 – National Center for Biotechnology Information, U.S. National Library of Medicine https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/
- Diclofenac attenuates inflammation through TLR4 pathway and improves exercise performance after exhaustive swimming.
- Potential therapeutic implications of ergogenic compounds on pathophysiology induced by traumatic brain injury: A narrative review.
- Involvement of MnSOD Ala16Val polymorphism in epilepsy: A relationship with seizure type, inflammation, and metabolic syndrome.
- Galangin Prevents Increased Susceptibility to Pentylenetetrazol-Stimulated Seizures by Prostaglandin E2.
- Making sense of gut feelings in the traumatic brain injury pathogenesis.
- Brain Trauma Disrupts Hepatic Lipid Metabolism: Blame It on Fructose?
- A1 rather than A2A adenosine receptor as a possible target of Guanosine effects on mitochondrial dysfunction following Traumatic Brain Injury in rats.
- Modulation of Na+/K+– ATPase activity by triterpene 3β, 6β, 16β-trihidroxilup-20 (29)-ene (TTHL) limits the long-term secondary degeneration after traumatic brain injury in mice.
Projetos em andamento (resumos)
- Efeito das concussões recorrentes e exercício físico no aparecimento de comportamentos depressivos em camundongos
- O efeito profilático do exercício físico no desenvolvimento de crises epiléticas após traumatismo cranioencefálico
- Mecanismos de fadiga via ativação adrenérgica: ação do diclofenaco frente ao exercício físico exaustivo
- Efeito de concussões recorrentes associadas à prática de exercício físico no eixo de comunicação bidirecional entre cérebro e intestino de ratos jovens
Convênio Internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria (Brasil) e a Technische Universität Braunschweig (Alemanha), 2019-2024. Na UFSM, o convênio é coordenado pelas docentes Marli Hatje e Luciana Erina Palma.
Artigo. Revista Movimento/UFRGS: 03.04.2021 – “A formação do professor de Educação Física: da didática das disciplinas ao conhecimento do ensino”
Livro. Impresso/e-book gratuito. Set/2020 – Autores: Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira , Luciana Erina Palma , Marli Hatje , Reiner Hildebrandt-Stramann. “Currículo Modularizado à Formação Inicial em Educação Física: Uma Proposta em Discussão”. Editora Unijuí.
Evento: 26.08 a 11.09/2019: Simpósio internacional de Educação Física: currículo e didática