Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

CTISM participa da Feira Municipal de Ciências pela 3ª vez

Aluna apresenta Memory Game a crianças na feira municipal.

O CTISM expôs seis projetos na terceira edição da Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Sustentabilidade da Prefeitura de Santa Maria, que foi sediada no Centro Desportivo Municipal no dia 24. A mostra reúne projetos desenvolvidos nas escolas públicas da cidade. Alunos do colégio apresentaram os projetos ao público da feira. O CTISM havia participado das duas edições anteriores do evento.

Ao todo, foram expostos 47 trabalhos na feira, segundo o site da Secretaria da Educação de Santa Maria. De acordo com o portal, o objetivo do evento é “criar instrumentos pedagógicos que contribuam para o intercâmbio de conhecimentos nas diferentes áreas”. “A feira é uma grande oportunidade de mostrar o protagonismo dos alunos, de seus trabalhos, das pesquisas desenvolvidas nas escolas”, diz Véra Simon, coordenadora da secretaria.

Painel didático de jogos clássicos, exibido na mostra da Prefeitura de Santa Maria.

Entre os projetos levados pelo CTISM para a feira estava um painel didático de jogos clássicos, que consiste em circuitos eletrônicos microcontrolados que comandam clones dos jogos Genius, Pong e o Jogo da Velha.  O Genius é um jogo no qual luzes coloridas acendem em ordem aleatória e desafiam a memória do jogador. Já o Pong simula uma partida de tênis e, segundo o professor Saul Azzolin Bonaldo, foi o primeiro videogame comercial rentável a ser produzido. No painel, o jogador usa comandos por joysticks e botões grandes. O aparelho foi levado para a feira pelo grupo de pesquisa Nightwind.

A plataforma oscilante com funcionamento pneumático.

Também foi exposta na feira a plataforma oscilante em que o usuário controla quatro atuadores pneumáticos, que provocam inclinações em uma plataforma, fazendo com que uma bola de vidro percorra um labirinto. O objetivo do dispositivo é demonstrar um circuito pneumático de forma didática e lúdica, segundo o professor Sergio Pavani, responsável pelo projeto.

A Feira de Ciências contou ainda com três projetos da área de eletrotécnica, entre eles o Memory Game, desenvolvido a partir da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, no qual o jogador precisa memorizar uma sequência de cores. Outro projeto exibido foi um jogo que desafia o participante a acender três lâmpadas LED o mais rápido possível pressionando dois botões. Na área de eletrotécnica, foi enviado ainda ao evento um circuito capaz de modificar a velocidade com que um grupo de LEDs acende. Esse projeto tem o objetivo de mostrar o comportamento de um tipo de circuito, o 555, de forma “tangível e didática”, segundo o professor Douglas Camponogara, responsável pelos três projetos.

Na área de biologia, o CTISM levou à Feira de Ciências modelos de células e vírus confeccionados pelos alunos das turmas de segundo ano integrado. A produção dos modelos foi promovida pelo Laboratório de Biologia e serviu como trabalho avaliativo da disciplina.

por Rossano Villagrán Dias

fotos Arquivo pessoal