Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

CTISM instala recipientes para ‘bitucas’ de cigarro

‘Bituqueiras’ na entrada do prédio 5, do 5D e do 5C. As ‘bitucas’ eram jogadas no chão, nos coletores de lixo reciclável e nas plantas, segundo professora.

O CTISM instalou quatro recipientes para coletar “bitucas” de cigarro. As “bituqueiras” foram colocadas nas entradas dos prédios 5, 5A, 5C e 5D.

Cada recipiente possui uma espécie de cinzeiro na parte superior, para que os cigarros sejam apagados, e uma abertura para que as “bitucas” sejam depositadas no interior do objeto. Um cartaz com as instruções está fixado sobre cada “bituqueira” (veja reprodução abaixo).

As “bituqueiras” foram confeccionadas pelo Comitê Ambiental da CEU2 (Casa do Estudante Universitário 2). A decisão de instalá-las foi tomada em reunião entre o Grupo de Revitalização e a Direção. No CTISM, as “bitucas” eram largadas no chão, nos coletores de lixo reciclável e nas plantas, segundo a professora Josiane Pacheco Menezes, membro do Grupo de Revitalização.

A docente destaca que a instalação “não visa estimular o hábito de fumar, mas sim o correto descarte” dos cigarros.

As “bitucas” não são biodegradáveis e podem demorar até cinco anos para se desintegrar. Além disso, o cigarro pode entupir bueiros, e as cerca de 4.700 substâncias tóxicas que o compõem podem contaminar o solo, os córregos e os animais.

hyhrth

por Rossano Villagrán Dias