Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

CTISM dá início a série de mudanças nos espaços físicos

O CTISM deu início nesta semana a uma série de mudanças nos espaços físicos com o objetivo de melhorar os fluxos de trabalho e otimizar o uso dos ambientes. O anexo B do prédio principal, que até o início da semana abrigava a coordenação do PPGEPT (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) e salas de aula, vai agora concentrar a Direção e os setores administrativos do colégio.

O Departamento Administrativo, o Departamento Técnico e o Drec (Departamento de Relações Empresariais e Comunitárias) já fizeram a mudança para o segundo andar do anexo B. O Gabinete de Direção será transferido em breve para o terceiro andar, onde vão trabalhar o diretor, o vice-diretor, o assistente de Direção e o diretor do Departamento Técnico. No mesmo pavimento, haverá uma sala de reuniões para uso geral.

No térreo do prédio 5D, a sala 114 – até então desocupada – foi dividida por uma parede, e um dos lados será ocupado pela coordenação do PPGEPT, além de uma sala vizinha, a 119. Já na 118, serão alocadas as coordenações dos cursos superiores. As salas 104 e 106 do mesmo pavimento passarão a sediar as aulas do PPGEPT.

A outra metade da sala 114, ao lado da lancheria, será destinada ao convívio dos alunos, com computadores à disposição.

As turmas que tinham aula nas salas onde agora estão o Administrativo, o Técnico e o Drec foram transferidas para os lugares onde os departamentos estavam alocados antes. Com isso, o número de salas de aula não será alterado.

Já a Coordenação de Registros Escolares será transferida para a sala 112, onde hoje está o Laboratório de Informática I. O ambiente vai receber também o Arquivo Setorial e um ambiente para prestar atendimento físico e mental aos alunos.

O laboratório será realocado para a sala 207 do anexo A, que sediava a Coordenação de Tecnologias de Ensino (ex-EaD) e o Núcleo de Comunicação Institucional – setores que estão agora no Estúdio SAB.

A portaria do CTISM será transferida para a sala que abriga hoje a Coordenação de Registros Escolares – no balcão onde é feito o atendimento. Junto à portaria, ficará uma central de impressões para uso dos alunos. A utilização do restante da sala está em estudo.

A atual sala do diretor será transformada em um espaço de convívio para os servidores, e deve receber sofá e cafeteira. Não está definido o que será feito com a sala do vice-diretor.

De cima para baixo, as novas salas do Departamento Administrativo, do Departamento Técnico e do Drec, no segundo andar do anexo B do CTISM.

Já a sala 143, onde está o Arquivo Setorial, será dividida em vários ambientes. Entre eles, estarão um laboratório para as disciplinas de física e matemática e uma oficina técnica para uso dos alunos e do Departamento Técnico – em substituição à oficina da sala 120, que dará lugar à expansão dos banheiros.

Por fim, a sala 112 do térreo do prédio 5D será transformada em um local especial para receber grupos de pesquisa e projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Uma série de outros espaços será criada ao longo do segundo semestre, mas sem locais definidos por enquanto. Entre eles, um novo espaço para o Decti (Diretório Estudantil do CTISM), um ambiente para convívio dos alunos no prédio principal e uma central de impressões para servidores.

De acordo com o diretor em exercício do CTISM, Fabio Franciscato, todas as alterações foram pensadas desde o início da gestão – que começou em fevereiro – e debatidas entre a Direção e os diretores de departamento com base nas demandas apresentadas pela comunidade escolar.

O diretor do Departamento Administrativo, Maikel Guerra Bathaglini, vê como vantagem a simplificação do fluxo de informações entre os setores centrais e a melhoria do atendimento. A nova configuração evita que uma pessoa precise atravessar o prédio para buscar atendimento em dois departamentos diferentes, destaca ele.

por Rossano Villagrán Dias

arte Marcel Jacques/CTE