O campus de São Vicente do Sul do IFFar (Instituto Federal Farroupilha) sediou, no dia 3 de outubro, a segunda edição do Encontro de Professores de Linguagens da Educação Básica, Profissional e Tecnológica. Cerca de 70 docentes participaram do evento, entre eles Raquel Bevilaqua e Saigon Quevedo, do CTISM.
Com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências entre profissionais da área de linguagens na educação profissional e tecnológica, o encontro foi criado em 2017 pela equipe de docentes de linguagens do CTISM. A primeira edição foi sediada pelo colégio em setembro do ano passado, e o campus de São Vicente do Sul do IFFar se dispôs a sediar a edição seguinte.
A edição de 2018 contou com uma mesa redonda sobre os desafios e as experiências de ensino, pesquisa e extensão na educação profissional e tecnológica. Depois, foram apresentados os trabalhos que estavam inscritos para exposição oral. Raquel apresentou o trabalho Mapeamento de gêneros de texto para agir em contextos profissionais do eixo tecnológico controle e processos industriais. Já o trabalho explanado por Saigon é intitulado Trabalhando gêneros discursivos em equipe: o jornal como produto final. Os trabalhos abordam as práticas pedagógicas desenvolvidas por eles no CTISM.
Segundo a organização do encontro, 43 trabalhos estavam inscritos por docentes e alunos de graduação e pós-graduação – quase o dobro dos 23 inscritos no ano passado. Na visão de Raquel, “isso mostra que o evento está ganhando força e conquistando maior participação do público interessado”.
A próxima edição do encontro vai ser sediada pelo campus do IFFar em Alegrete.
com informações do IFFar
foto IFFar/Divulgação