A busca pela visibilidade das bibliotecas das redes de ensino esteve no foco do I Colóquio Santamariense de Bibliotecas Escolares e do Ensino Técnico, sediado no CTISM no dia 22 de outubro. Promovido pela Biblioteca Setorial do CTISM, o evento teve a participação de especialistas em biblioteconomia. Bibliotecários das redes pública e privada de ensino de Santa Maria foram convidados a prestigiar o colóquio, que ocorreu no auditório do colégio.
A primeira atividade do colóquio foi uma palestra de Débora Jardim, coordenadora de Bibliotecas da rede de escolas da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil). Ela falou e deu exemplos de práticas que valorizam as bibliotecas escolares e as aproximam do seu público. Em seguida, o professor estadual Roberto Silva, palestrou sobre a construção da cidadania a partir do incentivo à leitura. No turno da tarde, foram promovidas seis rodas de conversa relacionadas ao tema do evento.
A bibliotecária do CTISM, Rejane Rataeski da Silva, afirma que o objetivo do colóquio foi alcançado. “O público participou efetivamente e nos deu um retorno muito positivo”, diz. Segundo Rejane, buscou-se “eficiência, eficácia, competência, experiência e conhecimento” na escolha dos palestrantes, o que foi obtido. A bibliotecária afirma que o resultado “nos incentiva a realizar novas edições futuras”.
texto e fotos Rossano Villagrán Dias/NCI