No último sábado, dia 30 de novembro, o auditório do CTISM sediou um Cine Debate sobre cultura e diversidade que contou com a presença de estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino Médio e professores. Através de enquetes publicadas no Instagram do Apoio Pedagógico do CTISM (@ApoioCTISM), os alunos puderam escolher entre oito filmes, sendo 4 em língua espanhola e 4 em língua inglesa.
O filme escolhido foi “As Sufragistas”, lançado em 2015, que aborda o início das lutas do movimento feminista. Antes do filme, das 8h às 9h, houve um bate-papo (charla) em espanhol com os intercambistas Jhonier Granada e Maurício Celi Toro, do Chile, Henrique Velasquez, da Colômbia e Luciana Flores do Equador. Das 9h às 12h, estudantes e professores assistiram ao filme e puderam degustar pipoca.
Após a exibição do filme houve um momento de debate e reflexão sobre a temática acerca da história do direito ao voto das mulheres, luta por igualdade de direitos, preconceitos e desafios que continuam até os dias atuais e sobre a importância da reflexão sobre essas questões para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento a todo e qualquer tipo de preconceito e de violência contra as mulheres.
O Cine Debate foi realizado pelo Laboratório de Línguas do CTISM (LabLínguas) e participaram do debate as professores e os professores Camila Farias da Silva (Sociologia), Fabiana Dametto (Português/Literatura), Pedro André Machado (Matemática), Milene Kloss (Inglês), Maristela Bazzan (Espanhol), Raquel Bevilaqua (Inglês).