Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Arduino Day 2021



 
Sobre o evento
 
O Arduino Day é a celebração mundial de aniversário do Arduino. É uma oportunidade de professores, escolas, profissionais, hobbistas, makers e novatos se reunirem “online” para compartilhar suas experiências e aprender mais sobre esta plataforma de código aberto.
Em um ano de distanciamento social, percebemos (ainda mais) a magnitude da comunidade do Arduino. Conectando todos nós, nossa comunidade quebrou as barreiras das distâncias físicas e do auto-isolamento. Enquanto a pandemia nos fez sentir mais distantes, o Arduino nos aproximou um pouco mais.
Neste sentido, a Equipe @ctism_nightwind do @ctism_ufsm resolveu assumir o desafio de organizar o Arduino Day neste ano de 2021. Como parte integrante da Nightwind Experience – Pandemic Edition, o evento, intitulado “ArduinoD21@Nightwind” será aberto ao público em geral, gratuito, e acontecerá no dia 27 de março de 2021. 
 
 
Sobre o Arduino
 
De acordo com seu site oficial (www.arduino.cc), o Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto baseada em hardware e software fáceis de usar. As placas do Arduino são capazes de ler entradas – luz em um sensor, um dedo em um botão ou uma mensagem no Twitter – e transformá-lo em uma saída – ativando um motor, ligando um LED, publicando algo online. Você pode dizer à sua placa o que fazer enviando um conjunto de instruções ao microcontrolador na placa. Para fazer isso, você usa a linguagem de programação Arduino e o Software Arduino (IDE), com base no processamento.
Ao longo dos anos, o Arduino tem sido o cérebro de milhares de projetos, de objetos do cotidiano a complexos instrumentos científicos. Uma comunidade mundial de criadores – estudantes, amadores, artistas, programadores e profissionais – reuniu-se em torno dessa plataforma de código aberto, suas contribuições adicionaram uma quantidade incrível de conhecimento acessível que pode ser de grande ajuda para iniciantes e especialistas.
O Arduino nasceu no Ivrea Interaction Design Institute como uma ferramenta fácil para prototipagem rápida, destinada a estudantes sem formação em eletrônica e programação. Assim que alcançou uma comunidade mais ampla, a placa Arduino começou a mudar para se adaptar às novas necessidades e desafios, diferenciando sua oferta de placas simples de 8 bits a produtos para aplicativos de IoT, wearable, impressão 3D e ambientes incorporados. Todas as placas do Arduino são completamente de código aberto, permitindo que os usuários as construam de forma independente e eventualmente as adaptem às suas necessidades particulares. O software também é de código aberto e está crescendo com as contribuições de usuários em todo o mundo.
 
Sobre o Grupo de Pesquisa Nightwind
 
O Grupo de Pesquisa NIGHTWIND – Criatividade e Inovação iniciou sua formação em 2016, e é fruto do anseio de alunos, professores e servidores do CTISM em construir um ambiente criativo e inovador para que ideias que envolvam o desenvolvimento de circuitos eletrônicos para as mais diversas áreas da sociedade – incluindo, mas não se limitando, à automação residencial, à automação comercial e à automação agrícola – tenham oportunidade de florescer. Além disso, é propósito do grupo atuar no sentido de colaborar para o aperfeiçoamento de procedimentos didáticos – em especial no ensino técnico e tecnológico – e desta forma ser um vetor para a construção de novos conhecimentos e para o aprimoramento de técnicas de ensino. O Grupo de Pesquisa Nightwind é registrado no CNPq e certificado pela instituição.
 
Sobre a Nightwind Experience
 
A NIGHTWIND EXPERIENCE – Pandemic Edition é evento contínuo organizado pelo Grupo de Pesquisa Nightwind, que consiste em oficinas, mini-cursos, atividades comunitárias, projetos interdisciplinares, participação em congressos e competições, e lives com os Embaixadores da equipe, e está sendo organizada pelos professores Saul Azzolin Bonaldo, Thiago Cattani Naidon e Douglas Camponogara, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial. 
 
Para maiores informações, visite o perfil da Equipe Nightwind no Instagram: @ctism_nightwind
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-5800

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes