Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

CTISM Realiza live Multidisciplinar sobre o filme “ENIGMA – O JOGO DA IMITAÇÃO”

No último sábado, dia 02 de outubro, um grupo multidisciplinar de professores do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria realizou uma live reflexiva sobre o filme “Enigma – o jogo da imitação”. Esta atividade fez parte de uma ação pedagógica mais ampla que teve início em agosto e que envolveu os estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Mecânica e Informática para a Internet, integrados ao Ensino Médio, quando esses foram desafiados a assistirem ao vídeo e, a partir dele, destacarem fatos relativos aos processos histórico, sociológico e filosófico da época, relacionando-os reflexivamente aos conhecimentos técnicos desenvolvidos nas áreas de eletrotécnica, de mecânica e de informática.

O filme em questão foi produzido em 2014. Inspirado na vida e na obra do matemático britânico Alan Turing (1912-1951), considerado o precursor da computação, ele aborda, em especial, o momento em que, durante a II Guerra Mundial, o governo britânico montou uma equipe multidisciplinar com o objetivo de decifrar o Enigma, o famoso código que os alemães usaram durante a guerra para enviar mensagens aos seus submarinos. O grupo ultrassecreto era formado por matemáticos, analistas de linguagem, lógicos, além de agentes de inteligência do MI6 e tinha como objetivo construir uma máquina que permitisse analisar todas as possibilidades de codificação em apenas 18 horas. Isso era necessário para que os ingleses conhecessem as ordens enviadas antes que elas fossem executadas. Os desafios da época promoveram o desenvolvimento de novos conhecimentos e de novas técnicas que foram fundamentais naquele contexto, mas que, também, serviram para o posterior aprimoramento científico e tecnológico o qual, direta ou indiretamente, todos temos acesso atualmente, nas mais variadas áreas da vida humana.

A ação objetivou destacar a multidisciplinaridade que envolve todo e qualquer conhecimento humano relacionado, diretamente, a superação dos desafios sociais. Proposta originalmente pelo professor Lucas Teixeira, ela contou com a participação dos professores André Lucas Dias, Ivan Zolin, Juciani Correa, Marco Bandeira e Roselene Pommer, os quais a avaliaram positivamente, em especial, pela evidência que fez sobre a integração dos saberes humanos e pelo destaque da inadequação pedagógica da separação dos mesmos em diversas área.

Este foi o principal ponto destacado pelos estudantes. Para Antonio Perazzi, a atividade foi importante porque mostrou que “o conhecimento surge a partir dos interesses, nas necessidades do ser…”, vinculado às várias áreas. Para a estudante Vitória Monte, a atividade foi importante ao mostrar que “além do nosso conhecimento, a falta dele é uma arma…,” independentemente do lado que o usa.

Os professores envolvidos agradecem a participação e o apoio de todos e de todas.