Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

2ª Edição da Mostra “Foi Memorável: nossas vivências no CTISM”



No ano de 2021, com o desenvolvimento do projeto “Foi memorável: nossas vivências no CTISM”, cujo objetivo consiste em articular, a partir de registros memorialistas, o conhecimento acerca da memória sobre situações vividas no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), em uma perspectiva interdisciplinar, organizou-se a 2° edição da Mostra de Memórias do CTISM. 

Para tanto, os estudantes dos 3°s anos dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Mecânica e Informática para Internet, todos integrados ao Ensino Médio, trabalharam com conceitos de memória e de identidade nas aulas de História e Filosofia, durante uma atividade síncrona interdisciplinar.

Na ocasião, os estudantes foram instigados a escolherem, cada um, uma fotografia que representasse um momento significativo, memorável, vivido no colégio e, a partir dela, elaborar um texto do gênero memorialista, descrevendo e narrando o episódio. É importante ressaltar que os estudantes dos 3ºs anos, em 2021, tiveram somente um ano de aulas presenciais, o de 2019, pois os dois seguintes foram atingidos pelos efeitos da pandemia de Covid-19, resultando no ensino remoto. Por conseguinte, muitas fotografias e relatos evidenciam as angústias vividas durante o período de isolamento, as potencialidades do estudo mediado por tecnologias da informação (e suas dificuldades) e as alegrias em relação ao retorno presencial das atividades na instituição. Todos, entretanto, constituem traços da memória de cada estudante relativa à sua identificação com o CTISM.  

A Mostra de Memórias, em sua 2° edição, será realizada por meio da publicação de postagens no Instagram do CTISM, com cards contendo a fotografia e um excerto representativo do texto de cada aluno.

Confira e desafie-se, você poderá ser o próximo a rememorar suas Vivências no CTISM! 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-6495

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes