Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CTISM organiza e participa do V Encontro Nacional EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal



De 29 de novembro a 1o de dezembro, o CTISM participou da etapa presencial do V Encontro Nacional EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, realizado no Campus Sapucaia do Sul do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

O evento foi organizado pelos três IFs do Estado (IFFar, IFSul e IFRS), pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) e pelo coletivo de servidoras e servidores articulados em torno da EJA da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EJA-EPT).

As mesas temáticas do Encontro abordaram temas como: acesso, permanência e êxito; currículo integrado na EJA-EPT; lutas e resistências dos 15 anos de EJA na Rede Federal. A programação incluiu uma noite cultural, relatos de experiências e a discussão do Documento das Diretrizes da EJA-EPT.

O CTISM foi destaque na mesa 15 anos da EJA-EPT: lutas e resistências, em que a Coordenadora do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica (EJA-EPT), professora Mariglei Severo Maraschin, apresentou a história e os desafios do curso. Foi um momento de grande valorização, pois o CTISM é uma das poucas instituições que oferta continuamente, há 15 anos, a EJA EPT na Rede Federal.

A UFSM, como promotora do evento, participou da mesa de abertura representada pelo professor Marcelo Freitas, junto aos reitores dos IFs do RS, e da mesa de encerramento na qual a professora Mariglei Maraschin representou a Direção de Ensino do CTISM.

Esta quinta edição do encontro teve como tema “15 anos da EJA-EPT: por uma política pública de fato e de direito” e contou com a participação de docentes, técnicos-administrativos e estudantes de todas as regiões do país. Antes da etapa presencial do Encontro, foram realizadas atividades preparatórias que incluíram festividades de comemoração dos 15 anos da EJA-EPT, em setembro, e a apresentação virtual de Comunicações Orais, em outubro.

Na etapa on-line, o CTISM participou com 8 trabalhos envolvendo professores do curso, estudantes do mestrado, bolsistas do Apoio Pedagógico e estudantes da EJA-EPT.
Destaques dos três dias de encontro presencial:

29/11 – No primeiro dia do evento, o Coordenador da EBTT da UFSM, professor Marcelo Freitas, participou da mesa de abertura. Nessa data, os professores Dante Moura e Jane Paiva realizaram a Conferência “15 anos da EJA-EPT: por uma política pública de fato e de direito”.

30/11 – No segundo dia, foram realizadas discussões, mesas temáticas e a noite cultural. O CTISM participou com um vídeo elaborado a partir das festividades dos 15 anos do curso e da mesa dos cursos que se destacam em 15 anos de oferta.

01/12 – No último dia de evento, houve relatos de experiências de várias instituições do país. A professora Mariglei Maraschin foi a Coordenadora do Comitê Científico do evento. Por fim, houve a palestra sobre a construção das diretrizes da EJA-EPT por meio do FDE. Essas diretrizes têm por objetivo orientar e fortalecer a política de EJA integrada à EPT na Rede
Federal.

Carta – O V Encontro Nacional foi finalizado com a elaboração de uma Carta de Compromissos para a construção da política pública nacional para a EJA-EPT.
Reuniões – Além das atividades da programação, a Comissão Organizadora Nacional dos Encontros realizou duas reuniões durante o evento: uma com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e outra com representantes do GT Educação da equipe de transição do governo federal eleito.

As conversas tiveram como objetivo, entre outras pautas, a defesa do fortalecimento da EJA Integrada à EPT, a ampliação da oferta na Rede Federal e o aumento do financiamento e da assistência estudantil.

A Comissão Organizadora Nacional dos Encontros, da qual a coordenação da EJA-EPT do CTISM faz parte, é um coletivo organizado há cinco anos, com reuniões semanais. Participam do grupo 26 pessoas, entre docentes, técnicos e estudantes de IFs de todo o Brasil.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-7842

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes