Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Construção do novo Prédio do CTISM



O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), iniciou as obras da construção do novo prédio, que vinha sendo solicitado desde 2019, o projeto era uma demanda antiga do CTISM e após diversas reuniões entre a Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) e o próprio colégio, foi aprovado e fechado o acordo no segundo semestre de 2022, iniciando a construção na segunda quinzena de abril de 2023.

 O Prof. Dr. Tiago Antônio Rizzetti, que está conduzindo o projeto, relatou algumas informações sobre a construção.

O prédio terá uma área total de 1.228,70m2 e vai ser composto por dois pavimentos, distribuídos da seguinte forma:

  • 1º pavimento (Térreo) possui no total 7 salas, sendo divididas da seguinte forma: 3 laboratórios maiores, e mais 3 salas que podem servir como laboratório ou sala de aula. Também possui uma outra sala menor, para fins administrativos.
  •  2º pavimento possui um total de 7 salas, sendo divididas em: 2 laboratórios maiores, e mais 3 salas que podem servir como laboratório ou sala de aula. Além de 2 outras salas, com menor área, para fins administrativos.

Construção do novo prédio do CTISM

Nos requisitos do prédio, planejou-se uma estrutura que facilite a adaptação e modificação das salas: encaminhamentos elétricos e lógicos aparentes e de fácil manutenção. Salas com distribuição de tomadas elétricas e rede lógica que permitam flexibilidade no uso de laboratórios, bem como previsão de crescimento no número de pontos tanto na rede elétrica quanto lógica.

O projeto foi realizado pensando na otimização dos espaços e no custo reduzido da obra, sem desprezar a importância arquitetônica, o bem-estar dos estudantes e servidores e a valorização do meio ambiente com destaque na fachada verde. O projeto também prevê o escoamento de drenos de aparelhos de Ar Condicionados, espera para câmeras de monitoramento e sistema de controle de acesso a todos os espaços. O telhado foi projetado com o posicionamento e angulação que facilite o melhor aproveitamento para a instalação de painéis solares/fotovoltaicos no futuro. Atualmente, o CTISM possui 4 sistemas de geração de energia fotovoltaica instalados nos telhados dos prédios 05, 05B, 05D e 05E.

O valor da obra é estimado em R$4.509.061,49 com previsão de conclusão em 540 dias. Se não houver contratempos, a previsão de conclusão dos trabalhos é até o final de 2024.

Layout Do Prédio

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-8410

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes