Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Finalização do Curso Criatividade e tecnologias: sem limites e sem barreiras

No dia 05 de maio, ocorreu o encerramento do curso de capacitação Criatividade e tecnologias: sem limites e sem barreiras. O curso foi ofertado por meio do Projeto de Extensão número 55181 denominado Capacitação de pessoas com deficiência (paraplégicos e tetraplégicos) na área de tecnologia.

O projeto tem por objetivo apresentar possibilidades de formação para jovens deficientes através de cursos de curta duração na área tecnológica proporcionando aos estudantes o conhecimento necessário para buscarem novos desafios e oportunidades no mundo do trabalho.

O curso, que iniciou no dia 08 de junho de 2022, teve duração de 160 horas. As aulas ocorreram nas quartas-feiras no turno da tarde nas dependências do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

Os conteúdos abordados no curso estão relacionados à programação, robótica, eletrônica básica, microcontroladores, sensores e atuadores, comunicação sem fio, desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, controle de dispositivos por comando de voz, internet das coisas e desenvolvimento de projetos aplicados.

As aulas foram ministradas pelos docentes do CTISM: Douglas Camponogara, Mateus Felzke Schonardie,  Fabio Teixeira Franciscato, Luciano Caldeira Vilanova, Rafael Adaime Pinto, Saul Azzolin Bonaldo e Tiago Antônio Rizzetti. O projeto também contou com a participação dos servidores Deivis Jhones Garlet, Diego Russowsky Marçal, Fredi Zancan Ferrigolo e Maikel Guerra Bathaglini e da Educadora Especial, Profª. Marciele Vieira Dorneles, do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente.

Todas as atividades foram realizadas no laboratório de Eletrônica Básica do CTISM. O curso, que teve uma abordagem bastante prática, finalizou com o desenvolvimento de projetos que buscavam sanar alguma dificuldade do dia a dia dos estudantes. Um dos estudantes desenvolveu um sistema e um aplicativo para smartphone que permite controlar a televisão por comando de voz. Outro estudante implementou um equipamento para a prática de exercícios físicos, o qual possui um sistema automatizado, controlado por um aplicativo no celular, que auxilia as pessoas que utilizam cadeiras de rodas a fazer exercícios com barras.

Através deste projeto, foi possível apresentar novos desafios e oportunidades aos alunos, mostrando que a criatividade não possui limitações. Um dos estudantes relata sua percepção sobre o curso, como a capacidade de projetar e desenvolver dispositivos automatizados, da experiência positiva em apresentar trabalhos na feira de ciências, tecnologia e cultura do CTISM, das oportunidades que o CTISM oferece, além da sua expectativa em seguir estudando na área.

Para a instituição, o projeto reforça sua missão de promover a educação profissional desenvolvendo conhecimento humano e tecnológico, bem como o compromisso com a acessibilidade e, consequentemente, a responsabilidade com relação às práticas de inclusão.

O CTISM dá os parabéns aos formandos e deseja boa sorte em suas jornadas!