Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CTISM recebe doação de coletânea “150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul” 



        No dia 25 de maio, a Prefeitura Municipal de Ivorá, através da Secretária de Educação Inês Simonetti Pase, doou para o Colégio Técnico Industrial da UFSM a coletânea, “150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”. Dividido em três volumes, o livro reúne no Volume I textos de 200 escritores e historiadores especialistas no estudo da imigração, memória e identidade italiana no Estado do Rio Grande do Sul, tratando desde a ocupação das colônias e o trabalho dos bravos imigrantes, até seu legado cultural, arquitetônico, econômico e religioso. O Volume II conta a história de diversas famílias italianas que prosperaram em terras gaúchas. Já o Volume III conta a história de vários municípios gaúchos que foram colonizados por imigrantes italianos, incluindo a Quarta Colônia.
          Segundo a Secretária de Educação Inês Simonetti Pase, a doação se deve à parceria de anos entre o CTISM e a Prefeitura Municipal de Ivorá em projetos de valorização da história, língua e cultura de imigração italiana.
          Para o Prof. Marcos Daniel Zancan, Coordenador do Projeto de Extensão “História, Língua e Cultura de Imigração Italiana na Quarta Colônia”, a Quarta Colônia vive um momento especial, Geoparque Mundial da UNESCO, fundamentado na importância histórica, cultural, linguística, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e científica. Assim, urge resgatar a história, língua e cultura de imigração italiana na Quarta Colônia, carente de ações efetivas para valorização da cultura local, estimulando iniciativas locais de valorização cultural, bem-estar social e ambiental e de pertencimento, incentivando o empreendedorismo e favorecendo o desenvolvimento local e regional. 
         Segundo o Prof. Fredi Zancan Ferrigolo, diretor em exercício do CTISM, a coletânea recebida irá compor o acervo da biblioteca setorial do CTISM, acessível para toda a comunidade acadêmica do CTISM  e também da UFSM, contribuindo com estudos e pesquisas na temática da imigração italiana e incentivando novos projetos relacionados à imigração italiana na Quarta Colônia.
 
Prof. Fredi Zancan Ferigolo (Diretor em exercício do CTISM), Profª. Inês Simonetti Pase (Secretária de Educação de Ivorá) e Prof. Marcos Daniel Zancan (Coordenador do Projeto de Extensão Quarta Colônia)
 
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-8479

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes