Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Projeto Esperançando da UFSM arrecada livros de literatura infantojuvenil para a criação de biblioteca

O Projeto “Aprender Para Transformar: Ações de Fomento à Formação Cidadã e Profissional de Adolescentes em Acolhimento Institucional”, coordenado pela professora Raquel Bevilaqua, e que faz parte do projeto de extensão Esperançando, ligado ao Observatório de Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), está realizando uma campanha de arrecadação de livros de literatura infantojuvenil. O objetivo da iniciativa é criar uma biblioteca no espaço destinado aos jovens atendidos pelo Esperançando, oferecendo acesso à leitura e ao conhecimento.

A biblioteca será um espaço de estímulo à leitura de ficção para a formação de novos jovens leitores. Além disso, será também um espaço de apoio às atividades escolares dos adolescentes que frequentam o Projeto Esperançando. Com a colaboração da comunidade acadêmica e do público em geral, o projeto pretende reunir uma diversidade de títulos que atendam aos diferentes gostos e idades dos leitores infantojuvenis.

Com base em um levantamento prévio acerca dos gostos literários dos jovens, a equipe do projeto elaborou uma lista de sugestão de alguns títulos de livros. Essa lista contempla obras clássicas, contemporâneas e representativas da diversidade cultural, abrangendo temas diversos como aventura, fantasia, inclusão, meio ambiente, entre outros. A lista de sugestões de títulos pode ser encontrada no Instagram do projeto esperançando: @esperancandosm.

Segundo a coordenadora do Projeto Aprender para Transformar, professora Raquel Bevilaqua, “a criação dessa biblioteca é um passo importante para o desenvolvimento das crianças e jovens que participam do projeto. Por meio da leitura, eles poderão ampliar seus horizontes, desenvolver a imaginação, adquirir conhecimento e ter acesso a diferentes perspectivas de mundo”.

A campanha de arrecadação de livros está aberta a doações de toda a comunidade. As obras podem ser entregues em dois pontos principais de coleta: o hall do prédio da antiga reitoria, localizada na rua Floriano Peixoto, nº 1184, ou o hall do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), prédio 05, localizado no campus da UFSM, até o dia 31 de outubro de 2023.

Se você deseja contribuir para a formação desses jovens leitores, faça sua doação e ajude a construir uma biblioteca repleta de histórias e aprendizado.

Para mais informações sobre a campanha de arrecadação de livros de literatura infantojuvenil, entre em contato com a equipe do projeto pelo Instagram: @esperancandosm ou pelo e-mail: raquel@ctism.ufsm.br.

Por Mônica Santos Silva

Estudante do 7º semestre do curso de Licenciatura em Letras Português e Literatura

Bolsista do projeto Aprender para Transformar