Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Integrantes da Equipe Nightwind do CTISM publicam livro sobre Robótica

Os professores Douglas Camponogara e Saul Azzolin Bonaldo e os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica industrial Adrian Kevin dos Santos Oliveira e Guilherme Felipe Soares, integrantes da Equipe Nightwind do CTISM, compartilham a autoria do livro “Curso Básico de Robótica”.

Parte integrante da “Série Extensão” – uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM que visa à produção e popularização do conhecimento técnico e cientifico produzido por extensionistas da Universidade Federal de Santa Maria – o livro “Curso Básico de Robótica” foi desenvolvido para subsidiar as aulas do projeto de extensão intitulado “CTISM na Educação Básica: Cursos de Robótica na Rede Municipal de Ensino” (registro no SIE 053285), o qual tem como principal objetivo promover cursos, oficinas e treinamentos em robótica aos docentes e aos alunos das escolas municipais de ensino fundamental de Santa Maria.

De acordo com os autores, “o material apresentado visa auxiliar no aprendizado de docentes da rede municipal de ensino e seus discentes (assim como hobbistas) em seus primeiros passos na robótica. Espera-se que com este conteúdo seja possível auxiliar os leitores sobre as ferramentas apresentadas – a começar pela plataforma Arduino, os seus componentes e o ambiente de programação – bem como programar o seu Arduino para a execução de movimentos básicos, leitura de sensores e atuação através de comandos enviados pelo celular”.

O livro “Curso Básico de Robótica” está disponível para download gratuito em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/29713

Capa do livro Curso Básico de Robótica